Email Marketing e o Espírito Esportivo

Published in august, 01 of 2012

À medida que os atletas brasileiros entram na briga pelas medalhas de ouro e os espectadores entram no clima de Olimpíadas é interessante retomar dois conceitos relacionados ao esporte que se aplicam ao email marketing: o "fair play"' e o "dopping".

O "fair play" consiste na ética do jogo limpo, em que os atletas buscam seguir as regras não só porque são obrigados mas em função do espírito esportivo. O dopping, prática em que atletas utilizam substâncias ilegais para melhorar a performance, vai na direção contrária do fair play.

No email marketing é bastante claro que o que esses dois conceitos representam. Fair play poderia ser traduzido para o nosso contexto como as boas práticas do email markteing, enquanto o dopping seria a compra de listas prontas de contatos.



No esporte, casos comprovados de dopping ou de quebra de espírito esportivo podem custar medalhas. Isso é verdade para o email marketing também, onde a quebra das boas práticas pode gerar desde advertências até o bloqueio da conta sem direito à reativação. A mensagem que se procurar passar nesses casos, tanto no esporte quanto no email marketing, é que não vale "vencer a todo custo".