Últimas do emailManager http://www.emailmanager.com Últimas postagens no blog e na webteca do emailManager. pt-br Tue, 19 Mar 24 05:46:25 -0300 Tue, 19 Mar 24 05:46:25 -0300 <![CDATA[O que é uma Blacklist e como ela pode influenciar suas campanhas]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1308/o-que-e-uma-blacklist-e-como-ela-pode-influenciar-suas-campanhas.html


As Blacklists são as listas negras do marketing e pensar que seu email profissional, IP ou domínio pode estar em uma destas listas pode ser um tormento. Hoje você aprenderá tudo sobre o que são blacklists, como funcionam, como verificar quando seu email ou IP está em alguma delas e também como é possível evitá-las, para garantir o sucesso de suas campanhas.

Abordarei ainda as melhores práticas para ajudar a proteger a reputação da sua marca e manter sua estratégia de email marketing longe das blacklists. Vamos?

O que são blacklists e como elas funcionam

As “listas negras" foram criadas para ajudar empresas e pessoas a lidarem com mensagens indesejadas ou atividades maliciosas. Elas são gerenciadas por organizações e provedores de email para identificar e bloquear, em tempo real, endereços de email ou servidores de envio com histórico de envio dessas mensagens, os famosos spam’s.

Se um endereço de email ou servidor de envio for incluído em uma blacklist, seus emails podem ser bloqueados ou enviados diretamente para a pasta de spam dos destinatários.

Geralmente isso acontece quando emails, endereços de IP ou domínios foram previamente denunciados como disseminadores de mensagens consideradas SPAM. A denúncia é feita pelos próprios receptores destas mensagens, por não terem autorizado o recebimento destes emails. Atualmente, também podem ser atribuídas à mecanismos de Machine Learning quando a Blacklist é privada.

Para não restar dúvidas sobre o assunto, vamos entender melhor sobre os tipos de listas negras e quais são as principais organizações por trás delas.

Quais os tipos de blacklists?

Existem seis tipos de listas negras de email:

1. Públicas

2. Privadas

3. Internas

4. Baseadas em IP

5. Baseadas em domínios

6. Baseadas em IP e domínios

Dentre esses tipos, podemos contar mais de 300 blacklists executando verificações regulares para detectar spam, ataques de phishing e outras atividades maliciosas.

A maioria delas é privada ou pública. Portanto, vamos tratar desses dois tipos com mais profundidade.

Blacklists privadas são filtros anti-spam criados e mantidos por serviços de email como o Gmail, Yahoo, Hotmail, dentre outros. São construídas usando inteligência artificial (machine learning) para detectar pequenas e grandes anomalias em emails que são enviados para seus servidores.

Os dados destas listas não podem ser acessados ou consultados, e dificilmente você saberá se o seu email, IP ou domínio estão nelas. Também não há uma maneira confiável de saber exatamente porque você foi parar em uma blacklist privada.

Em contrapartida, blackslists públicas são colaborativas e podem ser facilmente consultadas para conhecer a reputação do seu domínio. Como são muitas, existem ferramentas gratuitas que vasculham mais de 100 destas blacklists de uma vez, e podem te ajudar a verificar se o seu IP está com problemas. 

As 10 principais Blacklists públicas e colaborativas são:

1. ZEN Spamhauss

2.  SURBL

3.  URIBL

4.  Barracuda Central

5.  SpamCop

6.  Sender Score

7.  SORBS

8.  AHBL

9.  Abuse.ch

10.  RATS-NoPtr 

Logo, se suas campanhas de email estão com taxas de entrega e de abertura baixas, isso pode indicar que seu email talvez esteja em uma ou várias blacklists. É por isso que vou te mostrar como consultar se o seu IP está em uma blacklist.

Como verificar se meu ip está em uma blacklist (lista negra)

Monitorar regularmente a presença de seu email em blacklists é uma boa prática para identificar e solucionar problemas antes que causem danos significativos.

Para verificar se o seu endereço de email ou servidor de envio está em uma blacklist, você pode utilizar ferramentas e serviços como MXToolbox, MultiRBL, DNSChecker ou SenderScore.

Eu realmente recomendo que você use o MXToolbox para checar o seu domínio e o DNSChecker para verificar os servidores que você usa para envio de emails. Ambos são gratuitos.

Se você descobrir que seu email está em uma blacklist, siga as etapas a seguir para solicitar a remoção.

Email bloqueado? Etapas para Remoção de Blacklists

  1. Identifique qual ou quais as listas ele foi incluído. As ferramentas recomendadas acima vão resolver isso.

  2. Identifique o motivo de estar em uma lista negra. Os principais são envio de spam, falta de autenticação de segurança (SPF, DKIM e DMARC) e violação de políticas do provedor de email.

  3. Corrija os erros identificados. A única maneira garantida de fazer isso é seguindo as práticas recomendadas de email marketing. Mais sobre isso no próximo tópico.

  4. Entre em contato com a organização responsável pela blacklist e siga o processo de remoção específico.

Cada uma tem seu próprio processo, uns simples outros bastante burocráticos. E como essa retirada pode levar de dias até meses, o jeito mais fácil e rápido de remediar essa dor de cabeça é juntar provas de que você segue as boas práticas. O que nos leva a elas…

Boas práticas de Email Marketing para não cair em blacklist de email

Há dois caminhos que é preciso seguir quando falamos de boas práticas de email marketing...

O primeiro é sobre a sua estratégia e o conteúdo de suas campanhas. Para evitar entrar em blacklists de email, é fundamental que sua marca: 

1. Obtenha permissão dos destinatários antes de enviar emails: Afinal, email marketing é uma forma de marketing permissivo e você não quer que seus emails sejam denunciados como spam. Por isso é tão importante enviar emails somente para quem solicitou emails da sua empresa.

2. Mantenha os dados da sua empresa atualizados e a opção de descadastro bem visível.

3. Cuidado com o conteúdo e promessas milagrosas: Jamais envie vírus ou softwares maliciosos. Evite usar palavras enganosas ou táticas agressivas, conteúdos maliciosos, preconceituosos ou pornográficos, para que os filtros de email, principalmente os privados, não marquem sua mensagem como spam ou potencialmente maliciosa. Enviar conteúdo relevante para sua audiência é o melhor caminho para passar pelos filtros de email.

4. Mantenha suas listas de contato atualizadas e exclua aqueles inativos ou que solicitaram o cancelamento: Limpar sua lista regularmente é uma atividade simples que evita muitos problemas futuros. Se um contato não abriu seus emails nos últimos três meses, esse é um bom indicativo de que ele não está mais interessado, concorda? Da mesma forma, jamais envie emails para quem solicitou ser removido da sua lista. Isso causa reclamações indesejadas e, consequentemente, sinaliza para as blacklists que você está agindo com más intenções, mesmo que não seja o caso.

O segundo e muito necessário caminho para evitar blacklists é a autenticação e segurança do email. As práticas recomendadas são:

1. Configurar registros SPF (Sender Policy Framework) para verificar a legitimidade dos servidores de envio.

2. Implementar DKIM (DomainKeys Identified Mail) para assinar digitalmente seus emails e confirmar a autenticidade.

3. Adotar DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting, and Conformance) para proteger contra fraudes de email e relatar tentativas de abuso.

IMPORTANTE:

Não existe nenhuma mágica para evitar que seu contato seja inserido em uma Blacklist. Por outro lado, estar sempre em conformidade com as práticas corretas nesta área pode ganhar o selo de confiança de uma whitelist para o seu e-mail.

Para isso, além de seguir as boas práticas ditas aqui, você pode se orientar sobre o CAPEM, como explicamos no post "Você conhece o Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing", ele fornece informações sobre o que é correto fazer em suas campanhas de email marketing e o que não se deve fazer. O CAPEM serve para orientar o público e empresas e tornar a web um ambiente melhor e mais seguro para todos.

O time de suporte do Email Manager te ajuda a cuidar da qualidade de suas campanhas, monitorando seus envios e dando recomendações de como melhorar seus resultados. Saiba mais aqui

Conclusão:

Agora que você entende o conceito de blacklists, já sabe que as consequências de se estar em uma lista negra podem ser:

1. Danos à reputação da sua marca;

2. Baixas taxas de entregabilidade e abertura de emails e;

3. Prejuízos em vendas.

Para que isso não aconteça, adote as práticas recomendadas de email marketing, incluindo as medidas de segurança e autenticação. Recomendo também que você monitore regularmente a presença de seu email em blacklists para proteger a reputação de sua marca e maximizar o retorno sobre o investimento de suas campanhas de email marketing.

E se preferir, você pode optar por uma ferramenta de email marketing que zela pelas boas práticas e tem um time de suporte para te ajudar a cuidar da qualidade de suas campanhas.



Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, Linked In.

]]>
Tue, 09 May 23 16:25:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1308/o-que-e-uma-blacklist-e-como-ela-pode-influenciar-suas-campanhas.html
<![CDATA[Palavras que não devem ser usadas no título ou assunto de um email marketing]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/14/1364/palavras-que-nao-devem-ser-usadas-no-titulo-ou-assunto-de-um-email-marketing.html email marketing

No post de hoje vamos falar um pouco sobre algumas palavras que devem ser EVITADAS, especialmente no assunto de uma campanha de email marketing. Tratam-se de palavras e expressões que são “fiscalizadas” pelos filtros anti spam e geralmente atribuem uma pontuação negativa ao email, fazendo com que o mesmo seja taxado como Spam e não chegue à caixa de entrada dos destinatários.

Vale a pena fazer email marketing inteligente, verificar se você não está usando algumas destas palavras, para melhorar suas campanhas e seus resultados!

Abaixo uma lista de palavras:

Ganhe dinheiro enviando e-mails

Trabalhe em casa

Divulgue seu/sua

24 horas

Vagas abertas

Lista de e-mails

Lista de contatos

Telemarketing

Imperdível

Promoção

Grátis

Agora / Já

Mala direta

Frete grátis

Tempo limitado

Renda Extra

Dinheiro

Preços / Valores (no campo assunto)

Compre

Curso

Curso online

Perda de peso

Oferta

Agência de modelos

Crédito

Não perca tempo

Pontuações exageradas no assunto

Marketing por e-mail

Estas são algumas das palavras que sua empresa deve evitar usar no assunto e corpo das campanhas de e-mail marketing, para evitar ser classificado como Spam.

Claro, existem diversos outros fatores que influenciam nas taxas de abertura e de cliques em uma campanha de email marketing, mas alguns detalhes devem sempre ser lembrados! Evite utilizar mais que 50 caracteres no assunto dos e-mails. Evite usar pontuações em excesso (!, ?) e NUNCA escreva sua linha de assunto em caixa alta! Procure explicar o conteúdo do email em poucas palavras, mas de forma simples, evitando as palavras acima citadas.

Se sua campanha tiver muitas imagens, procure dividi-las e inserir Alt Tags nas mesmas. As Alt Tags permitirão que antes mesmo de carregar as imagens os provedores entendam a mensagem do email. Também é ideal equilibrar imagens com textos, de preferência 50% para cada, dentro da mensagem de email.

Seguindo estes passos sua empresa começará a entregar mais emails na caixa de entrada dos clientes e será reconhecida, pelos provedores de e-mails, como um endereço de confiança! Enviar emails em massa exige bastante atenção e dedicação para não cair em armadilhas. Fazer email marketing inteligente é essencial para manter a reputação da sua empresa em alta, perante seus clientes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se quiser ampliar o debate sobre estes temas, estamos presentes nas redes sociais. Entre lá e nos diga o que achou do conteúdo!

Facebook, Twitter, Linked In, Google+

]]>
Thu, 27 Aug 20 09:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/14/1364/palavras-que-nao-devem-ser-usadas-no-titulo-ou-assunto-de-um-email-marketing.html
<![CDATA[Entenda como funciona a avaliação do e-mail marketing no emailmanager]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/12/1934/entenda-como-funciona-a-avaliacao-do-email-marketing-no-emailmanager.html


Para quem ainda não conhece ou tem dúvidas, os clientes do emailmanager contam com um sistema para avaliação da qualidade das campanhas de e-mail marketing. Dessa forma, eles têm acesso a informações mais concretas sobre o impacto das mensagens enviadas e saberão qual o melhor caminho a seguir.


Como funciona o sistema de avaliação dos e-mails

Cada campanha de e-mail marketing enviada é analisada individualmente e recebe uma nota, que pode variar de A+ (mais alta) até E (mais baixa). Visíveis na tela inicial ao logar na plataforma e também na área Campanhas, as notas são definidas de acordo com as métricas, positivas (taxas de visualizações e cliques, boa divisão entre texto e imagens) ou negativas (relatórios de erros temporários ou permanentes, tema que trataremos mais adiante), geradas a partir dos seus envios. Isso vai depender das boas práticas que você aplicar. Quanto mais erros forem encontrados, menor a nota atribuída. Sua performance estará diretamente atrelada à forma como você tratará sua lista de contatos. Continue lendo para aprender a manter sua nota sempre em alta.


Para que você não se depare com um valor aleatório, sua campanha é comparada com os envios de todos os nossos clientes.

Além disso, o emailmanager faz uma média da qualidade das dez últimas campanhas de e-mail marketing enviadas. Assim, você poderá acompanhar a evolução geral do seu desempenho global. Portanto, se você não seguiu à risca as boas práticas em um envio específico, não precisa se preocupar, uma vez que isso não afetará seus resultados significativamente.


O maior objetivo deste sistema é fazer com que a plataforma absorva, ao máximo, informações sobre a qualidade de suas campanhas para, então, ter melhores condições de avaliar como o desempenho de seus e-mails pode ser afetado de forma positiva ou negativa. Além disso, a avaliação também serve para otimizar ainda mais o envio de suas mensagens, trazendo mais ROI (retorno sobre o investimento).

Como elevar o desempenho de suas campanhas

A base para alcançar notas altas está na adoção de boas práticas, mas uma em especial merece destaque: opt-in. Sempre falamos aqui no blog sobre a importância de manter em sua lista de contatos apenas e-mails que autorizaram o recebimento das campanhas enviadas pela sua empresa.

No emailmanager, o opt-in é o principal quesito que separa as notas altas das baixas. Se sua nota estiver acima da média, parabéns! Você está no caminho certo. Se sua nota, no entanto, estiver abaixo da média, separamos algumas dicas para você:

  • Crie listas com base no opt-in, ou seja, só envie e-mail para quem consentir;
  • Não compre listas de contatos, construa a sua própria base;
  • Faça uma higienização periódica da sua base de contatos e remova todos os e-mails inativos ou com erros;
  • Segmente sua lista de acordo com interesses em comum, perfil demográfico ou com base no desempenho de métricas;
  • Aposte no trigger marketing e prepare um conjunto de ações engatilhadas para atingir cada contato de forma personalizada.

Lembre-se! Enviar e-mail sem autorização é spam. Por isso, uma vez sem opt-in sua campanha corre o risco de não chegar na caixa de entrada, impactando diretamente na sua taxa de entregabilidade. Além de afetar de forma negativa seus resultados, a reputação da sua empresa também entra em jogo e começa a ser questionada pelos provedores de e-mail.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Estamos nas redes sociais, então vai lá e nos conte o que achou das dicas que postamos para você!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+


]]>
Thu, 27 Aug 20 08:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/12/1934/entenda-como-funciona-a-avaliacao-do-email-marketing-no-emailmanager.html
<![CDATA[Como funciona a entregabilidade no e-mail marketing, o que fazer para melhorá-la]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1923/como-funciona-a-entregabilidade-no-email-marketing-o-que-fazer-para-melhorala.html

Estatísticas apontam que 23,5% de todos os e-mails legítimos enviados não chegam à Caixa de Entrada dos usuários e 75% são reportados como Spam. Outro dado alarmante coloca a América Latina em segundo lugar com a pior taxa de entregabilidade (28%), em parâmetros mundiais.

Os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) têm por ofício barrar a entrada de e-mails não autorizados, entretanto, muitas mensagens legítimas e com permissão para serem enviadas estão caindo na Caixa de Spam. Estatísticas indicam que mais de 90% dos e-mails são considerados como Spam, percentual que equivale a 9 em cada 10 e-mails. Isso pode ser visto pelo próprio comportamento de servidores conhecidos como o Yahoo, que aceita 1 em cada 8 e-mails, e o Hotmail, que filtra 1 de 3 e-mails recebidos.

Como os ISPs gerenciam a entrega de e-mails

De nada adianta investir horas a fio na produção de um texto que nem mesmo será lido, não é? Por isso é preciso alguns cuidados para garantir que sua base de contatos receberá o conteúdo na caixa de entrada. Um dos responsáveis pela barreira imposta pelos provedores de e-mail é um conjunto de filtros anti-spam, que ajudam a proteger o usuário de mensagens indesejadas.

Estes filtros avaliam todas as informações do remetente, tais como de onde o e-mail veio, para onde vai, qual o teor do conteúdo. Um dos principais itens em questão é a reputação do servidor de envio. Também levam em conta o conteúdo, em especial da linha de assunto, se apresentar palavras ofensivas ou termos como “grátis”, “imperdível”, “promoção” ou “clique aqui”.

Além deles, há diversos fatores que afetam diretamente a entregabilidade dos e-mails. Entre eles, configurações de SPF e DKIM, avaliações de reputação dos IPs e domínios, reclamações por falta de opt-in. Todos são quesitos que dependem de você. E o principal indício desse impacto negativo é apontado nos relatórios que mostram alta taxa de entrega e baixa taxa de abertura.

O fato mais interessante, como você pode ver no parágrafo acima, é que o desvio para a caixa de spam não está necessariamente relacionado aos ISPs. Afinal, a preocupação dos provedores de e-mail é com o que seus clientes querem receber em suas caixas de entrada.

Entenda a diferença entre Entrega x Entregabilidade

Antes de medir esforços para evitar que seus e-mails caiam na Caixa de Spam sem chegar ao destino desejado, é preciso saber quais os caminhos que levam a isso. O primeiro passo é entender a diferença entre entrega e entregabilidade. Os termos são frequentemente utilizados para definir o mesmo conceito. No entanto, essa diferença vai além do significado.

A taxa de entrega é uma referência calculada com base nos e-mails enviados. Através dela, você sabe se todos os e-mails foram entregues aos seus respectivos destinatários, mas uma pergunta ecoa sem resposta: onde? Na Caixa de Entrada ou na Caixa de Spam? Há casos ainda em que os e-mails são bloqueados nos primeiros filtros e não chegam a lugar algum.

Para que esta perda não aconteça, o provedor precisa oferecer o mínimo de estrutura, como qualidade de envio através de IPs dedicados e uma forte política para controle de Spam. O remetente, por sua vez, deve priorizar e respeitar as boas práticas antes do envio do e-mail marketing. Até aqui, você superou as primeiras barreiras para atingir seus destinatários, e a partir daí, entra em foco o processo da entregabilidade.

Missão cumprida! Quando o e-mail marketing atinge o destino final

Se a entrega diz respeito apenas ao processo inicial do trajeto do e-mail, como atingir o destino final? Quem completa o caminho é a entregabilidade. Mas qual o significado do termo? Entregabilidade é, na verdade, um conjunto de estratégias baseadas no cumprimento de regras e normas de boas práticas, reputação de IPs e domínios, estabelecidos pelos Provedores de Serviços de Internet. O objetivo é cumprir a habilidade de alcançar o destino final desejado: o Inbox.

Questões técnicas à parte, o provedor observa o comportamento de quem envia o e-mail e classifica, a partir daí, a reputação de acordo com volume, frequência dos disparos e, principalmente, seu efeito de engajamento.

Além disso, no e-mail marketing não pode faltar o opt-in, o que valida o envio, e a opção de opt-out, concedendo à sua lista de contatos o direito de descadastro. Cumprir bem este papel pode ser decisivo para manter seus e-mails fora das indesejadas Blacklists e, consequentemente, longe da taxação como Spam.

Saiba o que é importante para garantir que o e-mail alcance seu destino

Depois de mostrar os motivos que podem levar uma campanha de e-mail marketing a ser barrada, vamos apresentar soluções mais detalhadas de como evitar que isso aconteça. Você também pode consultar este post, aqui também e mais este link. Em suma, boas práticas que podem e devem ser aplicadas para aumentar suas chances de conseguir melhores resultados.

Escolha da plataforma

  • O primeiro item que deve ser levado em conta é a escolha de uma boa plataforma, que será a responsável pela gestão das listas de contatos, das campanhas e dos relatórios.
  • Como isso pode ajudar: mantém as coisas em ordem, indica o caminho para traçar as melhores estratégias de comunicação, oferece relatórios para otimizar os resultados.

Opt-in e Opt-out

  • Enquanto a primeira dá conta da chamada política de permissão, isto é, você só poderá enviar campanhas aos contatos que autorizaram, a segunda trata do caminho para descadastros.
  • Como isso pode ajudar: mantém seus e-mails longe da caixa de spam. Afinal, os envios têm consentimento e ainda dão o livre-arbítrio para quem desejar cancelar.

Higienização da base

  • Como o próprio nome indica, é um recurso que promove uma limpeza da sua base de contatos, mantendo apenas endereços de e-mail válidos, sem erros de ortografia ou inexistentes.
  • Como isso pode ajudar: mantém na lista os contatos ativos, impactando diretamente na sua reputação e estreitando o relacionamento com quem busca interação com você.

Segmentação

  • Serve para dividir sua base de contatos em grupos específicos com interesses ou características em comum. Pode levar em conta região geográfica, idade, sexo, comportamento.
  • Como isso pode ajudar: mantém o envio de conteúdo relevante para as pessoas certas, aumentando a chance de conversões e fidelizando clientes com o que eles realmente procuram.

Conteúdo relevante

  • Uma das principais prioridades de uma campanha de e-mail marketing é o conteúdo, que deve ser, acima de tudo, interessante para quem vai recebê-lo.
  • Como isso pode ajudar: mantém sua base interessada em acompanhar cada e-mail que sua empresa enviar, além de promover interação e engajamento com sua marca.

Otimização para o mobile

  • Quando se pensa no público-alvo da sua empresa é preciso levar em conta todas as formas de acesso, do desktop aos dispositivos móveis. Sua campanha deve estar em todos os lugares.
  • Como isso pode ajudar: mantém em alta a experiência do usuário (UX Design), facilitando a navegação, a leitura e a possibilidade de ver seu e-mail sendo acessado.

Teste A/B

  • O recurso, frequentemente utilizado, pode ser aplicado em um dos elementos de uma campanha. Assim, você terá duas versões que deverão ser encaminhadas, cada uma, para parte da base.
  • Como isso pode ajudar: mantém melhores taxas de abertura, já que, por meio do teste, você poderá avaliar qual e-mail despertou mais interesse em seus contatos.

Frequência dos disparos

  • Este é o número de vezes, incluindo dias e horários, que seus e-mails serão enviados. O volume das campanhas pode ser essencial para despertar ou afastar o interesse de um cliente.
  • Como isso pode ajudar: mantém sua reputação positiva se planejada com moderação. Vale aplicar testes A/B para descobrir melhor frequência, dias e horários.

Análise das métricas

  • Com uma plataforma de e-mail marketing como o emailmanager, por exemplo, você tem mais de 100 relatórios à disposição. Eles trazem métricas que indicam o caminho que deve ser seguir.
  • Como isso pode ajudar: mantém você atualizado sobre o que traz resultado e o que pode ser melhorado. Uma avaliação pode ser essencial para montar sua estratégia de comunicação.

Ao somar o conjunto destas soluções, chegamos à palavra de ordem para criar uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida: planejamento. Por isso, projete bem cada ação, avalie os riscos e aplique melhorias constantes. Afinal, a entregabilidade é crucial para determinar o sucesso ou declínio de uma campanha de e-mail marketing.

Tem alguma dúvida sobre palavras relacionadas ao e-mail marketing? Não fique perdido e consulte o glossário que preparamos para você. Se quiser acrescentar algum termo importante que não listamos, fique à vontade para enviar através dos comentários. Veja também nosso manual de boas práticas para evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn.


]]>
Tue, 23 Jun 20 10:30:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1923/como-funciona-a-entregabilidade-no-email-marketing-o-que-fazer-para-melhorala.html
<![CDATA[Como a reputação no email marketing afeta a entregabilidade? ]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2191/como-a-reputacao-no-email-marketing-afeta-a-entregabilidade.html

É preciso garantir a boa reputação de seus emails para obter resultados positivos aliados à sua marca utilizando o email marketing, atingir uma taxa satisfatória de entregabilidade e alcançar um ROI acima da média. Para que isso aconteça, é necessário enviar emails somente para contatos que estejam interessados em suas mensagens, pois apenas uma pessoa que se sinta incomodada é capaz de arruinar toda uma estratégia bem elaborada, e é claro que nós não queremos que isso aconteça, certo? Para te ajudar a entender porque e como uma má reputação pode afetar seus emails, e o que fazer para evitar que isso aconteça, preparamos um guia prático contendo dicas que vão te ajudar a aproveitar ainda mais a sua plataforma Emailmanager.

A importância de uma boa reputação no email marketing

Ao enviar email marketing, todos os fatores que envolvem esse envio são avaliados pelos servidores que recebem as mensagens, como a quantidade de devoluções, números de interações, quantidade de descadastros, quantidade de denúncias de spam etc. Isso tudo influencia na reputação da sua conta de email. Essa reputação determina a forma como o servidor de email dos seus destinatários enxerga seu email marketing e realiza as entregas.


Mensagens de remetentes considerados mais suspeitos correm o risco de serem marcadas como spam — o que prejudica a taxa de abertura delas. Mas se você tiver uma boa reputação de email, seus resultados serão melhores, pois haverá mais garantias de que a entrega de emails na caixa de entrada dos seus destinatários ocorra.


A boa reputação é fundamental para o sucesso das suas estratégias de email marketing. É através dela que você garantirá que sua mensagem seja lida por seus destinatários. Vamos partir do princípio  de que o email marketing é a fonte de comunicação direta com seus clientes. Dessa forma, a sua base de contatos precisa estar organizada e pronta para trabalhar a seu favor. No entanto, grande parte das empresas comete o mesmo erro: colocam todos os emails em uma única lista, sem efetuar nenhum tipo de segmentação. E o pior: utilizam apenas o email, sem qualquer dado adicional, como por exemplo o nome do contato. Com isso, perdem a chance de estabelecer uma comunicação mais pessoal com o seu público, e mais, não vai adiantar nada ter uma lista com contatos interessados em suas mensagens, se você não enviar a mensagem certa para a pessoa certa. Apenas uma pequena parte das empresas realizam segmentação em suas listas de contato, e talvez isso ocorra pela falta de consciência sobre os possíveis benefícios desta prática.


O que é e como aplicar a segmentação de listas


Segmentar é uma arte! É preciso perceber as individualidades por trás de cada email, pois ali há uma pessoa. As pessoas são únicas, cada uma tem as suas características, pensamentos, histórias, opiniões e preferências. Qualquer negócio, online ou offline, precisa perceber esta necessidade, pois só assim conhecerá de verdade quem é o seu público, e conseguirá tirar o máximo proveito dessas diferenças. Enfim, é preciso descobrir as características e preferências do seu público e agrupar as pessoas segundo estas preferências em grupos distintos. Dá uma olhada nesse blogpost sobre o assunto: Estratégias de email marketing: Dicas infalíveis para segmentar suas listas de contatos,

Você ainda pode acessar a guias de ajuda Gerenciando suas Listas de Contato, no site do Emailmanager. Nesta guia você aprenderá como criar, organizar e gerencias sua base de contatos.

Higienização de listas para melhorar a performance do seu email marketing


Além da segmentação de listas, é preciso realizar a higienização periódica de seus contatos, para identificar potenciais spam traps, bounces ou usuários desconhecidos, e evitar colocar suas campanhas de email marketing sob o risco de serem direcionadas ao lixo eletrônico ou até mesmo serem bloqueadas pelos provedores dos destinatários.


Um usuário desconhecido é definido como um endereço de email inválido ou inexistente em sua base de contatos. Eles podem entrar para a sua lista de contatos de diversas formas, mas as mais comuns são através de erros de digitação (por exemplo, email@htmail.com ao invés de email@hotmail.com) ou pessoas que informaram endereços falsos propositadamente. Uma forma de evitar que isso aconteça é através do double opt-in, uma vez que os endereços informados só entrarão para a base de dados mediante uma confirmação enviada para o email em questão. Caso o mecanismo seja simples, não exigindo uma confirmação por email, estes problemas poderão existir, como o que acontece através do preenchimento de formulários.


Lembre-se: um alto número de usuários desconhecidos ou erros em sua lista é sinal de que você não está praticando uma coleta de dados apropriada e isso pode levar a problemas de entregabilidade. A maioria dos provedores tolera no máximo 10% de usuários desconhecidos, mas na medida em que se aproxima ou supera os 10% você poderá sofrer quedas no desempenho da entrega. Observamos que os melhores remetentes com altas taxas de entregabilidade mantêm taxas de usuários desconhecidos menores do que 2%.


Como  Higienizar sua lista de contatos

Para começar, peça aos assinantes para confirmarem seus endereços de email enviando-lhes um email de confirmação. Caso também colete emails no mundo offline ou de outras formas, faça uma checagem em todos os endereços de emails inscritos para confirmar que estão no formato certo (nome@dominio.com).


Estabeleça uma rotina para limpar suas listas de contatos separando os emails que não interagem a mais de 180 dias ou simplesmente nunca interagiram, já que endereços assim podem ser spam traps ou endereços que não estão mais ativos ou foram abandonados pelos proprietários. Fique atento também aos chamados "disposable emails", que são endereços de email temporários e descartáveis criados através de serviços específicos que permitem aos usuários receberem emails em um endereço que expira após um determinado período de tempo decorrido.

Para realizar a higienização de sua base de contatos, ou até mesmo segmentar seus contatos para criar grupos de disparos distintos, você pode aplicar os filtros de segmentação disponíveis na plataforma Emailmanager.


Acesse o artigo Como trabalhar com os filtros de segmentação no email marketing e aprenda passo a passo como estes filtros funcionam e como você deve definir as condições a serem utilizadas.


Feedback Loops são aliados da entregabilidade

Você não acha que seria útil saber quem está relatando seu email como spam? Isso é possível com o Feedback Loop, um recurso criado pela Return Path, empresa focada em ‘email intelligence’, que consiste em um sistema de alertas via email com o intuito de informar quando um usuário marca uma mensagem como lixo eletrônico ou spam. Reclamações de spam sobre suas campanhas de email marketing têm um enorme impacto sobre sua reputação como remetente.


O recurso funciona como uma ferramenta para os servidores monitorarem o abuso em suas redes. Eles também estão disponíveis para os remetentes que gostariam de usar as informações para executar uma higienização em suas listas de clientes e obter insights sobre o que pode estar afetando negativamente sua estratégia de email marketing.


Acesse o artigo Feedback loops: Como melhorar a entregabilidade do email marketing e tenha acesso aos provedores que utilizam a funcionalidade e como as reclamações podem ajudar seu domínio!


Resumindo, pouco adianta ter ideias mirabolantes se sua estratégia de email marketing não é bem planejada e não conta com a ajuda de uma boa ferramenta de envio. Ter esses cuidados ajudará a garantir que sua marca tenha uma boa reputação de email  e que a mensagem chegue ao destinatário, e aumentando  o  ROI das suas campanhas de email marketing.. E agora que você já sabe o que é necessário fazer para ter uma boa reputação no email marketin, basta colocar suas estratégias em prática!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+


]]>
Thu, 28 May 20 10:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2191/como-a-reputacao-no-email-marketing-afeta-a-entregabilidade.html
<![CDATA[Como aumentar suas conversões na Black Friday?]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/12/2135/como-aumentar-suas-conversoes-na-black-friday.html

A Black Friday chega e com ela a grande chance de aumentar suas conversões. Um período onde as vendas estão aquecidas e você precisa ser rápido para oferecer o produto ou serviço certo, para o público certo e na hora exata. Ufa! Separamos aqui algumas dicas essenciais para você aumentar suas vendas e dar um atendimento excelente, confira!


Lembre o seu público através do e-mail marketing

Os brasileiros já conhecem a data: Sempre na última sexta-feira de novembro. De qualquer forma é importante lembrar seu público com um e-mail no início da semana e 24 horas antes do start do seu desconto. Em alguns casos até mais disparos, mas isso vai depender do seu setor e da jornada de compra da sua persona. Ninguém gosta de ser perturbado com spam, mas por outro lado, todo mundo adora ser informado de um desconto no momento em que está disposto a comprar. Fique de olho no ciclo de vida do seu e-mail e apareça na hora certa! Preste também atenção ao disparo sincronizado com a mudança de preços em seu site a partir da meia noite da quinta para a sexta ou no período que você estipulou. Se você ainda não possui um serviço de disparos de e-mail com a capacidade de divulgar, organizar suas listas, segmentar o seu público e te ajudar com o envio em massa, conheça o Emailmanager, fácil, ágil e mensurável!


Otimize o título do seu e-mail e evite SPAM

Uma das partes mais importantes de um e-mail é o título, a porta de entrada, o momento de impacto direto com seu lead. Para otimizar o seu título, além de evitar as famosas bad words (palavras que provocam SPAM), preste atenção em alguns detalhes que vão te ajudar a aumentar a abertura do seu e-mail:

  1. Personalize o título. Quem não adora receber um e-mail com o seu nome no título? Se a sua base de e-mail possui o nome separado do sobrenome, utilize a variável que representa o primeiro nome e deixe seu título mais pessoal.

  2. Seja direto! Diga ao seu público o que você está oferecendo.

  3. Utilize o humor! Se o seu setor permitir ele será muito bem vindo.

  4. Sempre desperte a curiosidade.

Segmente suas listas de acordo com sua persona

Uma empresa pode possuir mais de uma persona. Se o assunto é novo para você, descubra como utilizar personas para acertar em cheio seu público-alvo. Se você já conhece bem sua persona, explore com assuntos específicos ou título específicos e envie para listas separadas, de acordo com a característica de cada persona. Segmente sua lista por sexo, idade, cidade, cargo, empresa, histórico de compras, e o que mais você tiver de informação. As chances de identificação de quem recebe com o conteúdo enviado serão muito maiores e com grandes chances de retorno. Isso vai aproximar o seu público e trazer mais resultados!


Faça boas vendas no Black Friday, mas fuja da “Black Fraude”!


O período marcado pelos preços baixos também é lembrado por algumas fraudes onde é oferecido o famoso “metade do preço  dobro”, preços irreais e fantasmas escondem alguns golpes que o público já conhece bem. Seja cordial e honesto. É preciso estar atento para que em um momento de oportunidade você não receba um alto número de reclamações, portanto ofereça um preço real e um desconto relevante e ganhe a confiança do seu público.



Seu site está pronto para receber um alto tráfego?


Prepare seu site para receber um público dobrado ou triplicado. Já ouvimos histórias em que após o disparo de uma campanha de e-mail marketing na Black Friday, o site ficou fora do ar. Você não vai querer que isso aconteça, certo? Revise o funcionamento do seu site e se preciso, dê um upgrade em seu servidor para receber um grande número de acessos, principalmente na primeira hora após o disparo da sua campanha. Um detalhe simples, mas essencial para   que vai te ajudar a não perder nenhuma venda.


Atendimento excelente, aproveite o FAQ e Chat online!

Explore as inúmeras formas de oferecer um atendimento excelente. Você diminui assim as chances do seu lead abandonar o carrinho. Aproveite para atualizar o seu FAQ, e a melhor ainda se você  utilizar um chat online para o atendimento em real-time.,  Explore as  redes sociais, esteja atento as mensagens!  Quanto antes você responder, maiores serão as chances do seu lead se converter em uma venda, e maior a chance de você conquistar clientes satisfeitos.


Conclusão:


Otimize a infra-estrutura do seu site e o atendimento comercial  para receber um alto pico de acessos. Ofereça descontos reais! Aproxime seu público e comunique suas ofertas e descontos através de um envio de e-mails inteligente e de confiança para garantir um aumento significante nas suas vendas. Coloque em prática essas dicas e nos avise sobre os seus resultados!


Gostou? Compartilhe conhecimento!

Facebook, Twitter, LinkedIn.



]]>
Tue, 10 Dec 19 15:21:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/12/2135/como-aumentar-suas-conversoes-na-black-friday.html
<![CDATA[Como utilizar o e-mail marketing para alavancar suas vendas no Natal]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1857/como-utilizar-o-email-marketing-para-alavancar-suas-vendas-no-natal.html


Ho ho ho! Os preparativos já estão a todo vapor. Os enfeites de Natal já tomam conta das casas e shoppings centers. As luzes, monocromáticas ou coloridas, já iluminam as ruas. Os primeiros pacotinhos já aparecem embaixo das árvores decoradas. Enquanto o espírito natalino começa a contagiar as famílias, o comércio se enche de expectativas.

A época é mais do que especial para estimular o consumo. Segundo uma pesquisa realizada pela Bazaarvoice, companhia que oferece soluções de e-commerce, em 2013, mais de 8 a cada 10 consumidores, o equivalente a 84%, pesquisam ideias de presentes de Natal antes de qualquer compra.

A cada ano, as festividades representam uma grande oportunidade de vendas. Afinal, quem não gosta de dar e receber presentes de Natal? Todos estão mais predispostos a receber ofertas e promoções que se encaixam em seu orçamento. Eis que surge então o e-mail marketing para conectar marcas a quem está disposto a gastar ou simplesmente levantar a bandeira da sua empresa.

Planeje suas ações com antecedência

Antes de partir para a ação propriamente dita, é preciso traçar um planejamento. Pense na estratégia de marketing que sua empresa vai implementar durante o Natal. Comece analisando as ações realizadas no ano anterior, o que funcionou e o que não trouxe retorno, o feedback dos próprios clientes, os passos dos concorrentes.

Planeje também a frequência dos envios. Não seja insistente, nem apelativo. Seja sucinto e conveniente. Teste o envio de e-mails em diferentes dias e horários, mais ou menos movimentados, inclusive nos finais de semana. Encontre a medida certa ao analisar os resultados dos relatórios.

Prepare campanhas personalizadas

Defina bem o seu público-alvo e os divida em grupos de acordo com o que procuram, utilizando todas as informações que você tem sobre ele. Avalie através das métricas o tipo de conteúdo que será enviado para cada segmento da sua lista.

Após o primeiro envio, acompanhe a interação com a campanha e crie novas segmentações, oferecendo opções adaptadas ao gosto de todos os destinatários, mas de forma individual. Ofereça ofertas exclusivas, promoções e descontos. Aproveite o interesse em um produto específico e incentive o cross-selling (venda cruzada). Promova uma liquidação relâmpago ou dê sugestões de presentes.

Capriche no design com temática natalina


Desenvolva uma campanha de e-mail marketing com foco voltado para o impacto visual. O design agrega valor ao produto e será um atrativo à parte para quem procura o presente ideal. Ofereça um layout temático e customizado, especialmente preparado para o Natal. Crie uma identidade visual para marcar a memória de seus consumidores.

Utilize uma fonte mais trabalhada, com o efeito de escrita à mão. Escolha cores quentes e que remetam à festividade. Aposte em uma linguagem acolhedora, transmitindo o sentimento de parceria e confiança. Certifique-se de que o conteúdo interage com as imagens e de que o design é responsivo, ou seja, compatível com o mobile.

Envolva seus clientes com o clima do Natal. Insira elementos natalinos. Estilize botões. Invista em design e escrita criativos, com uma pitada de humor ou conte uma história. Acrescente o link para um vídeo, insira um GIF animado, enfim, qualquer elemento que gere valor ao conteúdo e transforme o e-mail em uma mensagem única.

Uma ótima dica é usar o Canva, um poderoso editor de imagens e fotos online. Além de ofecererem diversos recursos para produzir imagens, a equipe do Canva sabe que o Natal é uma data importante e produziu conteúdos super legais para quem quer criar cartões e cartazes personalizados de Natal.

Observe e mostre seu diferencial

Fique atento às ações dos concorrentes e crie um diferencial competitivo para colocar sua campanha de e-mail marketing à frente. Observe o que é feito e como aquilo poderia ser realizado de uma forma melhor. Busque referências. Consulte dicas de especialistas. Coloque em evidência o diferencial da sua empresa e mostre porque sua marca é a escolha certeira.

Apresente informações claras sobre frete, prazos para entrega e opções de pagamento. Conte como funciona a política de devolução e o tempo para isso depois da temporada de festas. Envie sugestões de compras de última hora. Crie guias de presentes e recomendações. Reúna opiniões de clientes para ajudar na decisão de compra.

Aproveite o momento para fidelizar

Que tal criar uma espécie de ‘timeline’, relembrando o relacionamento da sua marca com aquele cliente? Mostre o que ele comprou ao longo dos anos e aproveite para reunir novas informações sobre o seu comportamento.

Lembre-se, acima de tudo, de que a data é uma ótima oportunidade para que sua marca possa estreitar a relação de proximidade com seus clientes através do e-mail marketing. Por isso, vá além das vendas. Envie notícias sobre a empresa, informações relevantes e mensagens de confraternização. E o mais importante, não deixe de desejar boas festas.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Estamos nas redes sociais, então vai lá e nos conte o que achou das dicas que postamos para você!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

Tem alguma sugestão de tema para o Blog? Envie para nós!

]]>
Mon, 27 Nov 17 12:00:00 -0200 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1857/como-utilizar-o-email-marketing-para-alavancar-suas-vendas-no-natal.html
<![CDATA[ 50 boas práticas de email marketing para melhores resultados]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2226/50-boas-praticas-de-email-marketing-para-melhores-resultados.html Dicas infalíveis para mehorar sua estrategia de email marketing

As ferramentas de marketing digital estão mudando e ficando cada dia mais eficazes. A variedade de tecnologias disponíveis não para de crescer, mas o email marketing ainda é o Rei do ROI (Retorno sobre o Investimento). A relevância do email marketing pode ser medida em diversas empresas de diferentes setores. Afinal, 92% dos adultos que estão online usam emails, sendo que 61% deles o utilizam diariamente.

Mas quais são os pré-requisitos para ter melhores resultados? Que práticas podem garantir que sua estratégia de email marketing dará certo? Nesse blog post vamos listar as 50 boas práticas do email marketing para você ter maiores e melhores resultados.

O email marketing ainda é uma das melhores formas de gerar e converter leads, simplesmente porque permite um canal de comunicação direto e pessoal entre a empresa e seus clientes. Sendo assim, siga essas regrinhas básicas e tire melhor proveito da sua estratégia de email marketing.

Infografico boas praticas de email marketing

Chega de preliminares e vamos direto ao que interessa:

1)Segmente seu público-alvo:

Todo bom profissional de marketing sabe (ou deveria saber) que é essencial agrupar seus leads em grupos:é a regra número um de uma boa prática de email marketing. Considere agrupar os contatos por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros.

É muito provável que os seus contatos estejam em diferentes estágios da jornada de compra, então você deve fornecer diferentes tipos de informação para cada um deles. Dados indicam que uma segmentação correta aumenta suas taxas de abertura de email, cliques e retenção de clientes.

39% dos profissionais de email marketing observaram melhoras taxas de abertura de email com segmentação (eMarketer)

Click to tweet

2)Construa um calendário editorial:

Para ter certeza que sua estratégia de email marketing vai dar certo, você deve ter um calendário de planejamento. Estabeleça as datas de envio das campanhas, marque datas importantes como feriados e data comemorativas, defina seus objetivos, organize suas prioridades e agende tudo. Dessa forma você pode acompanhar e analisar todo o processo do início ao fim.

3)Personalize seus emails:

Existem inúmeras pesquisas comprovando que personalizar seus emails garante maiores taxas de abertura. Mas personalizar significa ir além da linha de assunto e da saudação.

Pesquise o melhor horário para enviar os emails, crie listas segmentadas de acordo com os interesses de seus clientes, invista tempo em criar personas: somente assim você terá a certeza de que os seus clientes receberão emails customizados de acordo com suas especificidades. Personalizar seu email marketing é uma das mais importantes boas práticas de email marketing.

4)Pense bem na linha do assunto:

Embora pareça simples e até óbvio, muitos profissionais de marketing não dão a devida importância ao assunto do email. Ela pode influenciar (e muito) as suas taxas de abertura. A primeira regrinha a se seguir é que seja breve: a linha de assunto não deve ter mais que 50 caracteres.

Coloque o nome do destinatário da mensagem no assunto; pense em palavras que lembram urgência como "só hoje", ou "oferta relâmpago" para encorajar seus clientes a abrirem o email. Seja criativo e use frases atraentes para fisgar a atenção. O assunto deve ser intrigante e vago ao mesmo tempo: pense em como o seu cliente pode se beneficiar do email.

5)Não esqueça do design:

O design tem papel fundamental na hora de prender a atenção do cliente. Portanto, escolha sua fontes, templates e layouts cuidadosamente. Tenha o cuidado de não usar fontes muito pequenas que dificultam a leitura. Evite cores muito brilhantes, mas não esqueça de manter um certo contraste entre as cores do seu layout, as fontes, o fundo, as imagens e o CTA.

6)Use o preheader:

O preheader é o preview da mensagem que pode ser visualizada em alguns provedores de emails, especialmente em smartphones. Os preheaders ajudam a aumentar a taxa de abertura pois mostram para o cliente do que se trata o e-mail. Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, mantenha seus textos curtos e interessantes. Mais uma vez, não mais do que 50 caracteres.

7)Evite remetentes genéricos:

Emails enviados com remetentes personalizados e reais são mais confiáveis. Evite remetentes genéricos como contato@, marketing@, vendas@, etc. Seu cliente não quer falar com um robô, mas sim com uma pessoal real e tangível. Além disso, remetentes genéricos e domínios "estranhos" podem facilmente ser confundidos com spam.

8)Não esqueça da sua marca:

Pode soar óbvio, mas a marca tem um importante papel no design do seu email marketing. É ela que vai lembrar o seu cliente quem está por trás daquele email, evitando, inclusive, pode até evitar que o mesmo seja apagado quase que imediatamente. Lembre-se de manter a marca no lado superior esquerdo do email: pesquisas recentes de eye tracking confirmam que as pessoas instintivamente procuram pela marca da empresa nesse canto.

9)Seja breve e conciso:

Coloque-se no lugar do seu cliente. Assim como ele, você é muito ocupado e tem centenas de emails enchendo sua caixa de entrada todos os dias. Escreva emails curtos e simples, afinal, na maioria das vezes apenas damos uma olhada rápida no conteúdo, enquanto escaneamos algumas palavras e imagens que nos chamam a atenção. Além disso, emails muito longos tem mais chances de irem para a caixa de spam.

10)Use palavras de impacto:

Algumas palavras tem maior efeito no email marketing. Estude seu público-alvo e saiba quais tem mais chances de funcionar com sua audiência. Enquanto isso, aposte em termos como: gratuito, aumentar resultados, ofertas, novas, economize, imediato, etc.

11)Inclua links no seu texto:

Links externos podem aumentar suas chances de engajamento. Inclua links para as páginas do seu próprio site e links de textos externos que você considere interessante. Mas tenha cuidado com o número total já que emails com links demais podem ser vistos como spam pelos provedores de serviço de Internet (ISPs).

12)Humor é sempre bem-vindo:

O humor cria uma conexão instantânea com o cliente, por isso, de vez em quando, inclua elementos engraçados nas suas campanhas. Além de entreter seus leitores, o humor pode aumentar suas taxas de compartilhamento.

13)Inclua imagens no corpo do email:

Imagens trazem vida aos seus emails e podem influenciar o resultado da sua entregabilidade. Evite imagens muito pequenas ou muito grande e lembre-se de escolher as que melhor fortaleçam os valores e conceitos da sua empresa. Tente encontrar o equilíbrio perfeito entre peças gráficas e espaços textuais.

14)Inclua links nas suas imagens:

Seu email deve ser interativo, e uma boa maneira de fazer isso é incluindo links nas suas imagens. Porém, não se esqueça de garantir que o seu cliente saiba que as imagens são clicáveis: instrua-o e deixe claro o destino final de cada link. Com isso, você terá taxas de cliques maiores!

15)Inclua textos alternativo nas imagens:

Hoje em dia a maioria dos servidores de emails bloqueiam imagens por questões de segurança, então texto alternativos nas imagens são essenciais para garantir que o seu cliente saiba do que você está falando mesmo sem ver as imagens.

16)Tenha sempre um CTA:

O CTA é quase que obrigatório nos seus emails. É ele quem vai levar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele. Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do email. Não esqueça de deixar espaços em branco ao redor do botão, facilitando sua visualização e aumentando a probabilidade de cliques.

17)Inclua texto alternativo no CTA:

Aqui vale a mesma regra usada para as imagens no corpo do email (nº 15). Como geralmente o CTA é uma imagem, ele poderá não ser visualizado corretamente em alguns leitores de email, então trate de criar um texto alternativo também para o CTA.

18) Inclua links para suas redes sociais:

Outra dica que à princípio pode parecer óbvia mas muitas vezes é esquecida pelos profissionais de marketing: inclua botões e links para suas páginas nas redes sociais. Lembre-se que o seu cliente pode ainda não saber da sua presença nas redes, então convide-os a curtir suas páginas, saber mais sobre a sua empresa e ficar por dentro de notícias, novidades e eventos em sua área de atuação.

19)Inclua botões de compartilhamento das redes sociais:

Aumente seu engajamento e popularidade nas suas redes com botões de compartilhamento de redes sociais. Essa estratégia pode ser interessante se você oferecer algum tipo de desconto ou promoção, fazendo algum convite ou promovendo um concurso. Assim os clientes podem compartilhar a informação e passá-la adiante.

20)Use redes sociais para promover URLs de Opt-In:

Lembre-se de tirar proveito das suas redes sociais para promover o conteúdo dos seus emails e ganhar mais assinantes. Poste o conteúdo do seus emails nas suas paginas de Facebook e Twitter, por exemplo, perguntando aos seus seguidores se eles já estão cadastrados para receber os seus emails. Convide-os a assinar sua newsletter e para receber novidades e benefícios exclusivos.

21)Envie email no fim de semana:

Embora não seja uma estratégia muito utilizada, enviar emails no fim de semana pode aumentar suas taxas de abertura. Estudos mostram que a diferença entre as taxas de abertura durante a semana e no fim de semana não são muito diferentes, mas quando se fala de marketing, qualquer ajuda é válida. Nos fins de semana, o volume de disparos de email são mais baixos e as pessoas tem mais tempo para ler, então que tal tentar essa tática na sua próxima campanha?

22)Envie um email para seu novo assinante nas primeiras 24 horas:

Aproveite a oportunidade e envie um email para novos assinantes nas primeiras 24 horas depois de seu cadastro. O nome da sua empresa provavelmente estará fresco na mente do seu contato, e essa é uma boa hora para deixar aquela boa impressão.

23)Pense nos aparelhos móveis:

Não é nenhuma novidade que 45% dos emails são lidos em dispositivos móveis, então nada mais óbvio do que criar designs responsivos para garantir que os seus emails serão lidos em qualquer aparelho, a qualquer hora.

Lembre-se de escolher fontes grandes o suficiente para que possam ser lidas em telas pequenas de smartphones e tablets, por exemplo. Selecione imagens que possam ser visualizadas em qualquer dispositivo e mantenha os CTAs em tamanhos apropriados, para que possam ser facilmente clicados.

24)Combine com estratégias móveis:

Você pode usar técnicas de divulgação em dispositivos móveis para melhorar sua estratégia de email marketing. Integrar emails com SMS é uma boa tática, por exemplo: você pode dobrar as suas chances de ser visto pelo seu público. Envie mensagens de texto para avisá-los sobre diferentes assuntos como vendas, promoções, eventos, concursos, entre outros.

25)Crie um email compartilhável:

Considere um CTA do tipo “compartilhe com seus amigos” inserindo um link para um template de email completo, com assunto e corpo de texto para que seu cliente possa repassar seu conteúdo adiante. Essa estratégia pode ser muito útil caso você esteja oferecendo uma promoção irresistível, como um sorteio, concurso ou conteúdo criado por seus usuários.

26)Estude seus concorrentes:

Assine a newsletter dos seus concorrentes e descubra o que eles estão fazendo. Analise a estratégia deles, suas forças, fraquezas e descubra suas vantagens competitivas. Observe a frequência utilizada, o conteúdo e a otimização móvel. Qualquer informação que pode ser útil para a sua estratégia.

27)Faça perguntas:

Fazer perguntas aos seus clientes pode ser um bom acréscimo às suas boas práticas de email marketing, já que dá um toque pessoal aos emails. Questionamentos podem elevar o nível de engajamento da sua campanha. Use perguntas abertas do tipo "Como?", Você poderia?" "Você gostaria?", entre outras. Perguntas fechadas que levem a respostas como "sim" e "não" devem ser descartadas.

28)Teste seus emails antes de enviá-los:

Quando seu email estiver pronto, lembre-se de testá-lo antes de enviá-lo para sua lista de contatos. Infelizmente nem todos os emails são visualizados da mesma forma e diferentes provedores de email promovem diferentes experiências para seus usuários. Para garantir que está tudo OK, faça um teste!

Você pode testar manualmente, enviando o email para diferentes provedores ou usar um serviço de email para te ajudar. A maioria das plataformas de email marketing oferece esse recurso e facilita o trabalho para você. Essa é uma dica crucial e uma boa prática de email marketing essencial para o sucesso dos seus esforços.

29)Relacione o seu email a uma landing page:

Esse é um dos conselhos mais importantes, mas que muitas vezes não é seguido. Criar landing pages relacionadas ao seu email marketing vai te ajudar a continuar o processo de conversão de leads. O email marketing e a landing page devem falar a mesma língua, criando uma experiência valiosa para o seu cliente.

30) Facilite a saída da sua lista de contatos:

Muitas vezes, o link de unsubscribe (ou descadastro) é esquecido por muitos profissionais de marketing. Lembre-se sempre de colocar o link de forma visível, acessível e fácil de clicar. Dê preferência ao link de unsubscribe no topo do seu email: ao fazer isso você ganha a confiança do seu cliente e evita uma má reputação, que pode resultar em ser reconhecido como spam pelos ISPs.

31)Use testes A/B:

Se a sua taxa de conversão está deixando a desejar, considere utilizar testes A/B para testar diferentes formatos para suas campanhas.

Experimente versões diferentes de CTAs, layouts, imagens e linhas de assunto. Envie o teste para sua lista de contatos e analise os resultados cuidadosamente, desde taxas de abertura e cliques até conversão. Testes A/B são uma ótima maneira de estudar e entender os gostos e preferências de seu público-alvo..

32)Ofereça algo em troca:

As pessoas adoram ganhar coisas de graça, e nós sabemos que dar brindes é uma ótima estratégia para aumentar sua lista de contatos. Portanto, tente deixar as coisas mais interessantes.

Crie concursos com conteúdo criado por usuários (user-generated content) para atrair tráfego para o seu website e aumentar sua taxa de engajamento e conversão. Como alternativa, você pode oferecer pequenos itens como ebooks, infográficos, checklists e whitepapers em troca de pequenas ações dos seus clientes, como o preenchimento de um formulário, por exemplo. Lembre-se de sempre colocar um CTA para atrair os clientes e ter a reação desejada.

33)Não envie spam:

Para ter certeza de que seu email não irá acabar na caixa de spam de seus contatos, é importante que você conheça as regras de spam do país em que seu público-alvo está. Evite erros básicos como colocar muitos links no corpo do texto e o uso de palavras que denotam spam como "grátis", "ótima oportunidade" e "compre agora". Não abuse de imagens, ícones, códigos HTML e letras maiúsculas.

34)Evite anexar arquivos:

Se você pretende enviar algum tipo de arquivo aos seus contatos, evite ao máximo anexos. Os anexos diminuem a entregabilidade dos seus emails, e além disso você não pode acompanhar quem abriu ou não o seu arquivo. A melhor maneira de fazer isso é enviando seu arquivo através de um link, hospedado de preferência dentro do seu próprio site. Dessa forma você pode acompanhar o sucesso do seu email e ter certeza de que os leads terão acesso ao conteúdo.

35)Entre em contato com assinantes inativos:

Já pensou em criar mensagens específicas para assinantes inativos? Esqueça emails promocionais e foque em emails com conteúdo relevante com títulos como "veja o que você perdeu" e "últimas notícias". Inclua CTAs para estimular o reengajamento e tente a estratégia de dar algo de graça para trazê-los de volta.

36)Crie um formulário de opt-in:

Formulários de opt-in são ótimos para ganhar a confiança e o respeito dos seus clientes. Se você ainda está em dúvida de qual opt-in usar nós sugerimos que você opte pelo duplo. Assim você garante que o seu cliente realmente quer fazer parte da sua lista de contatos.

37)Utilize gifs e vídeos:

Essa é uma forte tendência no marketing, então que tal incluí-los nos seus emails? Gifs e vídeos deixam os emails mais divertidos, chamam a atenção do cliente e são mais interativos. De acordo com uma pesquisa do Emarketer, emails com vídeos tem um aumento de 55% nas taxas de clique. Se você esta inseguro ou incerto (afinal nem todos os provedores permitem a visualização do mesmos), tente usar gifs.

Como não são usados frequentemente, vídeos e gifs são um boa estratégia de diferenciação. Experimente em suas landing pages.

38)Tente usar áudio em seus emails:

Assim como videos e gifs, áudios devem ser usados de uma forma criativa. Entretenha e divirta seu leitor, afinal clipes de áudio são uma boa forma de encorajá-los a compartilhar o email. Mais uma vez, se você acha o que o áudio não estará disponível no provedor de email do seu cliente, considere colocá-lo em uma landing page e convidar o seu cliente a ouvi-lo lá mesmo!

39)Crie uma versão de texto para o seu HTML:

Não esqueça de criar uma versão de texto simples (plain text) para o seu HTML. Alguns serviços de email marketing já fazem isso para você, outros não. Mas lembre-se de que sem a versão de textos suas chances de cair na caixa de spam podem aumentar.

40)Use estatísticas:

Números fazem a sua audiência parar e pensar! Considere usar números até na sua linha de assunto e prenda a atenção do seu leitor desde o início. Além disso, procure sempre usar dados relevantes para sua audiência ficar mais interessada em seus conteúdos.

41)Use autoresponders:

Como o nome já diz, autoresponders são auto-respostas, emails em série enviados em sequência e tempo pré-determinados, geralmente focados em um único assunto. Autoresponders ajudam a criar uma relação de confiança com o cliente, e o envio frequente irá criar um senso de espera, o que pode aumentar as suas taxas de abertura de emails. Foque em conteúdos relevantes e crie uma estratégia de auto-resposta que seja benéfica para o cliente. Compartilhe conhecimento.

42)Dê atenção à frequência de envio:

A frequência em que você envia os seus email é extremamente importante para o sucesso da sua estratégia de email marketing. Analise suas taxas de abertura de email e veja qual o melhor horário para envio.

Veja o que melhor funciona para a sua audiência. Um email por semana? Dois? Tenha cuidado para não enviar emails demais (isso pode irritar o cliente) ou em espaços de tempo muito espaçados (isso pode fazê-lo esquecer de você). Encontre o equilíbrio perfeito e maximize seus resultados.

43)Use palavras-chave:

Você sabia que também pode tirar proveito do uso de palavras-chave nas suas campanhas de email marketing? Tente usar palavras-chave que interessem a sua audiência e aumente suas chances de ter o seu email aberto. Um boa dica é publicar o conteúdo da sua newsletter (com palavras-chave) no seu site, assim você também pode aumentar o tráfego do site através do SEO.

44) Reenvie emails que não foram abertos:

Reenviar emails que não foram abertos pelos seus clientes pode ser uma boa ideia. O seu cliente pode não ter lido o seu email por diversas razões, então talvez seja válido tentar de novo.

Mas nada de mandar o mesmo email: mude o assunto, acrescente palavras como "última chance" ou "lembrete". Dê uma atualizada no conteúdo. Ele possui algum dado novo, interessante, alguma nova estatística que possa ser acrescentada? Cheque o horário de envio. Se você mandou o email pela manhã, que tal tentar enviar à noite desta vez?

45)Use conteúdo gerado pelo usuário:

Usar conteúdo criado pelo usuário pode alavancar sua estratégia. Peça aos seus clientes que criem conteúdo interessante e atraente, e inclua-os em suas campanhas de email marketing. Existem inúmeras maneiras de fazer isso: crie concursos, solicite reviews, imagens, vídeos, etc. Você pode criar campanhas específicas para promover esse conteúdo, integrá-lo com suas redes sociais e ganhar mais assinantes.

46)Abuse do storytelling:

Storytelling não só é uma tendência, como também uma ótima forma de se comunicar com o seu cliente. Pessoas gostam de ouvir histórias. Elas podem aumentar o desejo do cliente de adquiri o seu produto ou serviço. Quando criar campanhas que envolvam histórias pense em enredos que solucionem problemas para os seus clientes.

47)Mantenha sua lista de contatos limpa:

Sua lista de contatos deve estar sempre atualizada e limpa. Delete endereços de email ruins (errados, inativos ou inválidos) e garanta que sua taxa de rejeição não tenha efeito prejudicial na sua reputação. Lembre-se que uma má reputação pode fazer você ser bloqueado pelos ISPs.

48)Acompanhe e analise seus resultados:

Qual a sua taxa de abertura? Cliques? Conversão? Em outras palavras, você está acompanhando e analisando os seus resultados? Se você não acompanhar o que está acontecendo com os seus emails, não saberá o que está fazendo de certo e errado. É necessário avaliar os resultados para, então, melhorar sua estratégia de email marketing e conversão de leads.

49)Fique de olho nas tendências da indústria:

Sempre, sempre, sempre se mantenha atualizado. Fique atento às tendências do mercado e aos novos passos da indústria. De uma novidade pode surgir a resposta para um problema antigo!

50)Use um serviço de email marketing:

Usar um serviço de email marketing tem inúmeros benefícios: você pode acompanhar os seus resultados, segmentar suas listas, personalizar seus emails, enviar auto-respostas, e muito mais. Escolha a plataforma que mais se adequar às suas necessidades.

Grande parte dessas dicas são fáceis e simples de serem implementadas. Com um pouco de esforço e muita criatividade, você pode criar ótimas campanhas de email marketing e aumentar suas taxas de abertura, cliques e conversão. Não hesite em testar novas ferramentas, e acompanhe suas experiências e resultados.

]]>
Mon, 11 Jul 16 16:43:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2226/50-boas-praticas-de-email-marketing-para-melhores-resultados.html
<![CDATA[ Turbine o seu email marketing com conteúdo dinâmico]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2243/turbine-o-seu-email-marketing-com-conteudo-dinamico.html Conteudo dinamico ajuda a turninar sua campanha de email marketing

Conteúdo dinâmico em tempo real: se você já comprou algum livro na Amazon voce provavelmente sabe do que estamos falando. O site de vendas online foi o primeiro a disponibilizar a mágica das recomendações personalizadas e deixou todo mundo de queixo caído. De lá pra cá, o conceito evoluiu e hoje em dia podemos usar o conteúdo dinâmico, ou inteligente, em diversas estratégias e ferramentas de marketing.

O uso do conteúdo dinâmico permite a criação de uma comunicação personalizada, customizada especialmente para um determinado tipo de cliente. A personalização aumenta a relevância do email para o leitor e consequentemente, as chances de conversão. Já ressaltamos em outro post que a personalização é uma das boas práticas do email marketing, mas infelizmente a maioria dos profissionais de marketing ainda não sabe por onde começar.

Por isso vamos começar do início:

Afinal, como funciona o conteúdo dinâmico?

A ideia de criar um conteudo específico para cada tipo de cliente pode parecer um pouco exagerada. Não estaríamos mimando demais o cliente? Deixando-o mal acostumado? A resposta é não! A competição lá fora está cada vez mais acirrada e oferecer ao cliente o que ele quer, quando ele quer e na hora certa pode te ajudar a ganhar um lugarzinho na lista de marcas preferidas dele.

Uma estratégia de marketing bem-sucedida dá ao cliente exatamente o que ele precisa, na hora que ele precisa, chegando, às vezes, a antecipar um desejo. E é aí que o conteúdo dinâmico entra.

O conteúdo dinâmico oferece conteúdo relevante, de fácil acesso que aumenta a eficiência de suas campanhas. Mas o que isso significa?

Fácil acesso significa que os seus clientes receberão a informação que eles procuram regularmente em suas caixas de entrada. Eles também encontrarão facilmente essa informação no site, blog, ou em qualquer outro meio de comunicação utilizado pela sua empresa.

O conteúdo que lhes será entregue deve ser altamente relevante e deve cumprir uma determinada tarefa: seja ajudá-los a resolver um problema, satisfazer um desejo ou guiá-los através da tomada de uma decisão. Quanto mais relevantes e objetivos seus emails, maiores as chances de sucesso das campanhas.

Emails com maior relevância têm resultados 18x maior que emails não personalizados.(Jupiter Research)

Click to tweet

O conceito de conteúdo dinâmico em email marketing é relativamente simples: dentro do seu email tem áreas específicas de texto e imagem que são personalizadas de acordo com a segmentação escolhida por você. Qualquer área do email pode ser modificada: imagens, CTAs, artigos, templates, tudo de acordo com gênero, histórico de compra, localização, idade, etc.

O conteúdo dinâmico reduz o tempo gasto na criação de diferentes campanhas de email marketing para diferentes listas de contato. Além disso, aumenta suas taxas de clique e retorno de investimento e minimiza seus opt-outs, já que os clientes sabem que os seus emails são, em sua maioria, relevantes para eles.

Porque usar conteúdo dinâmico?

Infelizmente, quando falamos email marketing, é comum nos depararmos com baixas taxas de engajamento e listas de contatos que parecem diminuir a cada dia. Um profissional de marketing tem que entender que cada cliente é único, tem necessidades e reações diferentes. Apesar da maioria dos profissionais de marketing ainda não customizarem o conteúdo de suas campanhas (apenas 30% das empresas personalizam seus emails, de acordo com a Experian), a comuicação personalizada é a chave para atingir melhores resultados.

O uso de conteúdo dinâmico no email marketing pode te ajudar em um dos maiores desafios do marketing: reter clientes. Lembre-se que o conteúdo dinâmico gera engajamento, o que posteriormente leva a conversões e, finalmente cria clientes fiéis.

Existem ótimos exemplos que demonstram a eficácia do conteúdo dinânimico. Observe a estratégia utilizada pela AAA Ohio, uma empresa que oferece planos de filiação para serviços automativos, de seguros, viagens e finanças. A empresa resolveu promover uma exposição de viagens que estava sendo organizada por eles. A ideia era levar os consumidores até o local da exposição para comprar pacotes de viagens. Para estimular a compra, a AAA Ohio enviou emails para seus clientes com dados da previsão meteorológica em tempo-real de destinos paradisíacos como o Caribe, por exemplo. Como resultado, a empresa registrou um aumento de 21% nas taxas de clique dos emails.

Outro bom exemplo é o utilizado pelo aplicativo Disney Movies Anywhere que, como o nome diz, permite que o cliente assista vídeos da Disney em qualquer lugar, a qualquer hora. O app usa um programa de pontos para encorajar a retenção e lealdade dos clientes. Os emails enviados pela empresa mostram a pontuação em tempo real e oferece prêmios de acordo com a disponibilidade imediata dos estoques. Informar o saldo de pontos atualizado para seus clientes pode ser uma boa estratégia para empresas que tenham esse tipo de programa de lealdade. O desejo dos clientes em se manter atualizado deve aumentar as taxas de abertura de email.

Passo-a-passo de como usar conteúdo dinâmico

Agora que você já sabe o que é conteúdo dinâmico e como ele funciona, está na hora de saber quais os passos a se seguir para desenvolver a estratégia perfeita.Tenha em mente que um bom planejamento é o primeiro passo para uma campanha bem-sucedida.

  • Escolha quais conteúdos serão dinâmicos: antes de tudo elabore uma hipótese. Por exemplo, se você acha que modificar o conteúdo de acordo com o gênero do consumidor lhe trará mais resultado e uma maior taxa de cliques, aposte nisso para criar sua estratégia.
  • Segmente sua lista: caso voce ainda não tenha segmentado sua lista de contatos, está na hora de separá-los de acordo com as categorias que você pretende utilizar nas campanhas: gênero, idade, localização, comportamento, entre outras. Lembre-se de manter um link de "atualize os seus dados" no seu email,final, os clientes podem ter mudado de endereço, cidade, formado uma família ou comprado um carro.

  • Crie o conteúdo: depois de definir o que será dinâmico e para quem você enviará suas campanhas, está na hora de criar o conteúdo. Por exemplo, se voce escolheu segmentar seus contatos por gênero, textos e imagens que trabalhem com as diferenças entre homens e mulheres. Voce pode usar templates diferentes, cores constratantes e, obviamente, textos customizados para cada um.

  • Não esqueça do CTA: Os CTAs tem uma função muito clara: fazer com o que o seu cliente responda a sua solicitação. Então, é mais do que obrigatório que você também customize o seu CTA de acordo com o contéudo dinâmico criado.

Conteúdos dinâmicos farão seus clientes se sentirem únicos e especiais Consequentemente aumentará o engajamento. De acordo com o Aberdeen group, emails personalizados tem um aumento de 14% nas taxas de cliques e de 10% nas taxas de conversão.

Uma dica: se você quer ir além, saia fora da caixa e use conteúdo dinâmico de outros websites para fazer seus emails ainda mais atraentes. Imagine que você é um e-commerce de produtos para surfistas: por que não usar previsões metereológicas ou marítimas para aumentar o desejo da sua audiência em correr para a praia? Qualquer tipo de informação pode ser relevante para o seu público. Faça o seu dever de casa e tenha ideias criativas de como trazer dados relevantes para as suas campanhas.

Ciclo do conteudo dinaamico

Diferentes tipos de conteúdo dinâmico

Voce pode segmentar a audiência de diversas maneiras para atingir melhores resultados. Aqui vão algumas dicas:

  • Demografia: gênero, idade, eduação, etnia, renda.
  • Empresarial: indústria, localização, tipo de serviço/produto, número de funcionários.
  • Comportamento: links clicados, histórico de compra, histórico de busca, taxa de conversão.
  • Psicológico: estilo de vida, interesses, atitudes.

Uma vez que os clientes estão devidamente segmentados, você pode usar escolher onde utilizar o conteúdo dinâmico:

  • Interesses. Se o seu cliente manifestou interesse em algum tipo de produto ou serviço específico (checklists, ebooks, webinars), customize seu email para atender esses interesses. Se o seu cliente tem como hábito comprar jeans, mantenha-o atualizado com as últimas novidades em jeans, novas peças, promoções, etc.
  • Localização. Você pode personalizar seu conteúdo de inúmeras maneiras: língua, dialetos, necessidades sazonais e por aí vai! Se você tem clientes no mundo todo (e os seus clientes sabem disso) com certeza eles falam línguas diferentes e estão vivendo em climas diferentes. Com um conteúdo personalizado de acordo com a localização do cliente você constró um clima de familiaridade e bem-estar. Seus clientes vão gostar da iniciativa, o que vai aumentar suas taxas de engajamento e retenção.
  • Persona. Quem é o seu cliente? Um executivo? Uma mãe em tempo integral? Um operário? Um estudante? Eles conhecem bem o seu produto ou serviço? Qual tipo de solução eles buscam? Você deve pensar nas diferentes versões que irá apresentar o seu produto, serviço e/ou conteúdo. Cada persona deve ser tratada de acordo com suas particularidades.
  • Estilo de vida. Em qual etapa do ciclo de compra está o seu cliente? Quantos emails você já enviou? Dois, cinco, dez? Essas respostas tem um grande impacto na sua estratégia. A forma que você fala com o cliente será diferente em cada email, de acordo com a etapa da jornada que ele se encontra. A reação de um cliente após ler vários e-mails seus é diferente daquele primeiro contato, quando ele não te conhecia.

O Conteúdo dinâmico melhora a qualidade de engajamento e experiência do cliente com um baixo custo. Funciona como uma boa estratégia de nutrição de leads. Oferecer conteudo dinâmico e relevante aumenta a confiança do cliente na sua empresa, o que será extremamente importante na hora da conversão.

56% das pessoas já abandonaram uma lista de email por não considerar o conteúdo relevante.(Constant Contact)

Click to tweet

Erros comuns

Erros estratégicos podem ser risco para suas campanhas. Por isso, selecionamos alguns errinhos facilmente evitáveis que podem prejudicar sua estratégia:

  • Informações incorretas ou incompletas: este é, provavelmente, o pior erro que você pode cometer. O conceito de conteúdo dinâmico é inteiramente baseado nas informações dos clientes, então faça de tudo para que suas informações sejam confiáveis. Lembre-se de adicionar um link para que os clientes possam atualizar suas informações periodicamente, assim você corre menos riscos.
  • Utilizar informações não autorizadas: sim, nós sabemos que você pode obter a localização do seu cliente através de IP anônimos, mas todas as outras informações devem ser obtidas através de formulários de conversão e opt-ins. De acordo com pesquisa uma da Harris Interactive/Janrain, 60% das pessoas não se importam em fornecer informações pessoais desde que as mesmas sejam utilizadas responsavelmente e para seu benefício.
  • Personalizar demais: personalizar demais pode ter um efeito inverso e acabar sendo ineficaz, especialmente no primeiro email. Pode ser um pouco assustador. Muitos clientes gostam de conteúdo relevante, mas ninguém gosta de se sentir analisado e catalogado. Seja sutil casual, mas formal. Voce não é o melhor amigo do consumidor. Aos poucos você irá construindo essa relação de confiança e o seu cliente ficará mais confortável com emails totalmente personalizados.

O céu é o limite: ouse!

Não existe limite quando o assunto é conteúdo dinâmico. Considere o seguinte exemplo: você está organizando um seminário com participantes de diversos lugares do mundo. Para fazer o controle de participantes no evento e analisar os dados futuramente, você pode solicitar para que todos preencham um pequeno formulário com informações básicas como nome, idade, email, de onde vem, entre outros.Além disso, para confeccionar os crachás você pode tirar fotos dos participantes.

Em qualquer tipo de evento, especialmente naqueles que envolvem compartilhar conhecimento, como seminários e conferências, feedbacks são muito importantes. Você precisa saber se os seus convidados aproveitaram cada palestra ao máximo, se a organização do evento agradou, se a escolha do local foi apropriada, entre outras informações. O seu email pedindo feedback pode usar as informações adquiridas no check-in do evento! Envie um email personalizado com seus nomes, fotografia e escrito no idioma primário? Afinal, você já teria acesso a essas informações. A princípio pode parecer uma ideia complexa, mas com as informações em mãos você só precisa criar o conteúdo dinâmico e enviar os emails. Eu tenho certeza que em uma situação como essa sua taxa de abertura e cliques iriam superar suas expectativas.

Pode parecer um pouco demorado, mas dedicar um tempo a mais e ir além com o uso de conteúdo dinâmico vai aumentar seu resultados e consequentemente seu lucro. Planejamento é crucial, então pense, estudo, analise, crie um material inovador e interessante. Lembre-se de que, embora o conteúdo mude, os emails devem ser consistentes com a estratégia de posicionamento da sua marca.

]]>
Mon, 11 Jul 16 15:37:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2243/turbine-o-seu-email-marketing-com-conteudo-dinamico.html
<![CDATA[Transforme os conteúdos dos seus blog posts em campanhas de email marketing]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2265/transforme-os-conteudos-dos-seus-blog-posts-em-campanhas-de-email-marketing.html Reaproveite o conteudo dos seus blog posts e crie campanhas de email de maior impacto

O bom profissional de marketing sabe que o Inbound Marketing é uma necessidade. Por algum tempo, a estratégia de criar conteúdo relevante e de qualidade era apenas visto como ideal, mas em 2016, ela se tornou uma obrigatoriedade. Inbound Marketing até pode ser definido simplesmente como conteúdo que ganha a atenção do cliente mas, na verdade, ele é muito mais que isso: é um convite para um diálogo contínuo com seus consumidores, base para um relacionamento duradouro com eles. Além disso, o inbound marketing tem um potencial de alcance muito grande pois permite que seus clientes compartilhem conteúdo em seus círculos sociais e profissionais.

O Inbound marketing pode ser dividido em duas categorias: marketing de conteúdo e mídias sociais.

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em marketing de conteúdo é blogging. A lógica é muito simples: para atrair mais clientes para o seu site são criados blog posts que são úteis e relevantes para personas definidas dentro do seu público-alvo. O objetivo é gerar leads e criar oportunidades de negócio ou, em outras palavras, fazer com que as pessoas descubram sua marca e queiram consumir seus produtos ou serviços.

Mas como usar o conteúdo dos seus blog posts nas suas campanhas de email para nutrir leads e criar oportunidades de vendas? Continue lendo e descubra como. Quer ler sobre algum assunto específico? Use a tabela de conteúdo abaixo:

Marketing de conteúdo: onde tudo começa

Vamos começar com o básico. Como o seu cliente encontra o seu website? Para simplificar existem duas formas: ele pode digitar o endereço do website do seu negócio em uma página de pesquisa ou na barra de navegação. Obviamente essa não é uma forma muito interessante de obter leads. Quem busca seu negócio assim tão diretamente já o conhece. A segunda forma seria pagar por propaganda. Mas essa estratégia também não é muito válida já que, além de gastar uma grana para atrair leads qualificados, você ainda corre o risco de não reter os clientes. Além disso, até quando vai durar o seu budget para investir em propaganda?

Qual seria, então, a melhor estratégia a longo prazo para atrair e reter clientes? Marketing de conteúdo! A grande sacada do marketing de conteúdo é ser tão relevante e atraente que o seu lead acaba virando cliente por que seu produto realmente é uma solução para a vida dele. Não são compras por impulso. Para atrair e converter, você precisa investir em blog posts, que tem a função de educar, informar, entreter e inspirar os seus clientes.

Profissionais de marketing que priorizam blogging tem chances 13 vezes maiores de obter retorno positivo por um investimento.

Click to tweet

Se você cria conteúdo relevante você aumenta suas chances de ter mais paginas indexadas em sites de pesquisa como Google e Bing. Isso significa mais chances de ser encontrado pela sua audiência e mais oportunidades para engajar com seus clientes. Selecionamos mais alguns benefícios de blogging para você analisar:

    1)Ajuda sua estratégia de mídias sociais: afinal, você pode compartilhar o conteúdo dos seus blog posts nas suas contas de redes sociais e atrair mais tráfego para as suas redes e website.

    2)Converte leads: se você incluir CTAs (calls-to-action) nos seus blog posts e convidar os seus leitores a realizarem algum tipo de ação para receber materiais ricos gratuitos como baixar um ebook ou solicitar um free trial possivelmente irá converter alguns leads em clientes.

    3)Seja uma referência: se o seu conteúdo é relevante, os clientes retornarão. Por isso tente sanar o máximo de dúvidas sobre sua área de atuação, produto ou serviço nos blog posts.

    4)Provoque os seus leitores: faça com que os seus seguidores interajam com seus blog posts. Pergunte e levante discussões ao final dos seus posts. Isso os manterá interessados na sua empresa/produto, aumentará o engajamento e auxiliará na construção do seu posicionamento de marca.

    5)Links de inbound: conteúdo relevante também auxilia na sua estratégia de links inbound. Quanto mais links mais chances de indexação no Google. Dessa forma, um conteúdo de qualidade também é útil na otimização de ferramentas de pesquisa. Se os seus posts são vistos como referência, seu conteúdo será compartilhado em outros blogs, sites de notícia e redes sociais da sua área de atuação. O resultado é um aumento no tráfego do seu website e a construção da sua imagem como fonte confiável no meio.

Não esqueça que blogging é um processo contínuo e que trará resultados a longo prazo. É necessário manter o foco em produzir conteúdo relevante e de qualidade. Ao oferecer material exclusivo, você aumenta o tráfego do seu website organicamente, conquista a lealdade dos seus clientes e, finalmente, aumenta suas vendas.

O conteúdo do email marketing também é parte do inbound marketing

Entregar conteúdo relevante para os seus assinantes auxilia na divulgação da sua marca e na conversão dos seus leads. Conteúdo relevante e útil via email ajuda a criar uma imagem confiável e muito provavelmente aumentará suas taxas de abertura de email.

De acordo com o Email Experience Council o sucesso de uma campanha de email marketing depende de 3 fatores: conteúdo (40%), audiência(40%) e imagens(20%). Isso significa que, ao criar uma campanha de email marketing, você deve considerar O QUE você está falando, PARA QUEM está falando e COMO você está falando. Quando o foco for sobre O QUE você está falando a palavra de ordem é relevância.

Relevância significa selecionar mensagens úteis e direcioná-las ao público certo. Leve em conta o que o cliente quer ouvir. Uma pesquisa da About.com mostrou que 71% dos clientes confiam em marcas que oferecem informações úteis que não estejam diretamente relacionadas a algum tipo de venda. Dito isso, é muito mais provável que o seu cliente compre o seu produto ou serviço se a jornada de compra dele for iniciada a partir da leitura de um conteúdo e não da exposição a algum tipo de propaganda.

45% dos profissionais de marketing dizem que blogging é o item mais importante da estratégia de conteúdo.

Click to tweet

Emails são, supostamente, uma experiência individual. Antes de criar uma campanha faça algumas perguntas a você mesmo: os meus clientes vão querer ler esse email? Que tipo de benefício eles irão obter? O conteúdo desse email pode ser compartilhado em redes sociais?

Tenha em mente que se os seus clientes assinaram suas newsletters eles estão interessados em aprender mais sobre um determinado tópico ou precisam de ajuda para achar uma solução para um desafio. Eles estão explicitamente requisitando mais informações.

Como usar o conteúdo do seu blog post em campanhas de email marketing?

Uma boa maneira de entregar conteúdo relevante para seus clientes é utilizar seus blog posts nas suas newsletters. Ao fazer isso você aumenta o tráfego do seu blog.

Emails permitem que você se comunique efetivamente com os seus leitores em um nível mais íntimo e aumenta a relação de confiança entre você e sua audiência. Mas como combinar o conteúdo do seu blog com seu email marketing de uma forma interessante? Afinal copiar e colar não é uma opção aqui. Vamos te dar algumas dicas:

  • A tática mais simples: toda vez que você publicar um blog post envie o link para sua lista de contatos. Crie uma ou duas chamadas de impacto e acrescente o link para os posts. Com isso, seus clientes podem ler novos textos logo depois de serem publicados. Conteúdo novo é o que o move a blog-esfera. Se os seus clientes souberem que o seu blog sempre tem novidades, ele vão retornar com frequência.

  • Acrescente um formulário de assinatura ao final dos seus blog posts e ofereça algum tipo de incentivo aos seus novos assinantes como updates, acesso a conteúdo exclusivo, prêmios, etc.

  • Crie um calendário editorial para o seu blog e para o sua estratégia de email marketing. Dessa forma eles poderão ser sincronizados. Sabendo com antecedência quais são os temas dos blogposts do mês, por exemplo, fica mais fácil criar o conteúdo das suas campanhas de e-mail marketing.

  • Promova seus guest posts e compartilhe com a sua audiência. Dessa forma você oferece diferentes insights ao seus cliente, além de apresentá-los a novos escritores e websites que eles possivelmente ainda não conhecem. Essa é outra estratégia que te auxilia a criar uma relação de confiança com o seu cliente.

  • Use posts antigos como imãs. Utilize blog posts antigos, mas populares e use-os como estratégia para conseguir novos assinantes. Falaremos mais sobre isso à frente.

  • Você já pensou em criar uma série de auto-respostas para alavancar o conteúdo do seu blog? Mais uma vez, você pode utilizar blog posts antigos para fazer isso. Você pode divulgar um minicurso, por exemplo, utilizando conteúdo de posts antigos. Para fazer isso basta colocá-los nos seus templates de newsletters e criar uma série de emails que devem ser enviados em sequencia. A ideia é mostrar como as soluções para os problemas do cliente estão naqueles posts e, principalmente, no curso.

  • Crie campanhas segmentadas dividindo sua lista de contatos. Prepare campanhas de email marketing com conteúdo selecionado especialmente para esses grupos resultantes da segmentação. Ao fazer isso você aumenta o valor agregado do conteúdo e consegue engajar seus clientes a partir dos interesses mais pessoais de cada um.

Lembre-se que Sonia Simone do Content Marketing Know-It-Al uma vez afirmou que email marketing e blogging tem diferentes objetivos e uma estratégia inteligente de marketing conteúdo inclui os dois.

Reaproveitando conteúdo

Você sabia que pode reaproveitar o conteúdo do seus blog posts para criar novas campanhas de email? Você pode atualizar as informações ou até reformular o conteúdo para ser utilizado em outras mídias. Pense em novos ângulos para a mesma história. Transforme seu blog post em um infográfico, imagens, vídeos. Crie webinars, ebooks e whitepapers com conteúdos antigos. Pesquise bem e descubra quais blog posts foram os mais acessados. Quais tiveram maior repercussão? Sempre existem novas maneiras de cativar novos e atuais assinantes.

4 benefícios de compartilhar seus blog posts no seu email marketing

A grande maioria dos profissionais de marketing utiliza redes sociais para compartilhar seu conteúdo. Apesar dessa ser uma boa estratégia, ela tem alguns pontos negativos. Dependendo da rede, por exemplo, o cliente precisa estar online no exato momento da publicação para ter uma chance de ver a postagem. É o caso do Facebook: apenas 2% da sua audiência vê as publicações e mesmo que você patrocine posts e faça anúncios esse número não alcançará o 100%. Por outro lado, ao enviar o seu conteúdo por email, as chances de alcance são consideravelmente maiores. Esse é apenas um dos benefícios. Veja outros:

    O timing: o seu email ficará esperando na caixa de entrada do seu cliente até que ele o leia ou que seja deletado. Por isso tome um tempo para refletir no assunto do seu email. São poucas palavras que podem fazer a diferença entre ser acessado e parar na lixeira ou, pior, marcado como spam.

    Audiência segmentada: a sua lista de email está repleta de contatos com problemas a serem resolvidos que estão ansiosos por suas soluções. Aproveite essa oportunidade para enviar conteúdos interessantes e úteis.

    Novos leitores, novas oportunidades: na maioria das vezes as pessoas que chegam até o seu blog por meio das mídias sociais ou pelas ferramentas de pesquisa são visitantes esporádicos. Mas, se você conseguir incluí-los em sua lista de emails você poderá falar com eles a qualquer hora. Lembre-se disso na hora criar conteúdo relevante para transformá-los em clientes fiéis.

    Acompanhe os seus resultados: ao utilizar email marketing você deve rastrear resultados como taxas de abertura, taxas de cliques, etc. Dessa forma você consegue acompanhar a performance dos seus emails e dos seus blog posts, ajustar sua estratégia consertando erros e tornar suas campanhas cada vez mais eficientes.

Não se esqueça de utilizar as suas redes sociais para ajudar a promover os seus blog posts e newsletters. O cliente se torna mais receptivo se ele recebe informações de diferentes canais. Faça com que todos os seus canais de comunicação falem a mesma língua: email, blog e redes sociais devem ter a mesma identidade.

Lembre-se que criar e publicar o conteúdo é apenas o início da jornada, o trabalho de verdade vem depois. dos seus blog posts e o sucesso das suas campanhas de divulgação irão determinar o sucesso do seu website e, consequentemente, isso se refletirá nas suas vendas. Não subestime o poder de uma estratégia que utiliza diversos canais de comunicação.

]]>
Thu, 30 Jun 16 14:10:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2265/transforme-os-conteudos-dos-seus-blog-posts-em-campanhas-de-email-marketing.html
<![CDATA[Acerte a cor de seu CTA e converta mais no email marketing]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2192/acerte-a-cor-de-seu-cta-e-converta-mais-no-email-marketing.html

Ficar atento a cada elemento presente no que está sendo vendido é essencial para aumentar o alcance da campanha. De acordo com a psicologia, cada detalhe mostrado no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma –  estimulando ou afastando a compra. Por isso, cada palavra escolhida para compor o anúncio, o conteúdo, o tom de voz, as imagens e até as cores utilizadas podem causar um grande impacto no consumidor.


Neste blog post, você aprenderá um pouco mais sobre este conceito e como ele pode ser aplicado ao uso dos CTAs para melhorar o resultado das suas campanhas de email marketing.


Mas afinal, o que é um CTA?


Os CTAs (calls-to-action, que em português significa “chamados para ação”) incitam seu contato a realizar determinadas ações propostas em seu email marketing. Elas podem tomar a forma de links ou botões, sempre com o objetivo de aumentar as conversões. No entanto, é preciso trabalhar de forma muito estratégica todas as possibilidades de CTAs. No caso de email marketing, existem maneiras de utilizar esse recurso de forma inteligente para atingir os seus objetivos.


Saber escolher o tipo certo de CTA também faz a diferença. Existem diversos tipos, como um link para um outro post relacionado ou direcionamento para uma landing page, mas tenha sempre em mente que o call-to-action deve levar o visitante para o próximo passo no seu funil de vendas.


Lembre-se também que é essencial realizar testes nas imagens, cores, textos e links dos CTAs, pois através dessa análise é possível selecionar qual deles oferece a melhor performance possível, e se você notar que um formato não está funcionando como deveria, é hora de mudá-lo para obter melhores resultados.

O poder de persuasão das cores na hora da conversão

Quando utilizamos cores em campanhas de email marketing, não há uma cor específica capaz de gerar mais conversões do que outra. O efeito no consumidor passa pelo destaque que certo item da mensagem, como o CTA (call-to-action), recebe diante do restante do conteúdo. Por isso, a visibilidade é tão importante e vale tanto para textos como para imagens. Trata-se do chamado Isolation Effect: você pode influenciar as ações do seu leitor através de cores isoladas, que servirão de guia dentro do email.

Antes de escolher a cor do CTA, certifique-se de que os outros elementos da campanha não tirem a atenção do botão de compra. Para garantir sua efetividade, além da cor, o botão deve estar visível e com destaque.

Para alcançar um impacto ainda maior, é muito comum a utilização da regra 60-30-10. Na prática, ela funciona da seguinte maneira: na hora de escolher uma paleta de cores para seu email, é necessário escolher entre três cores diferentes e aplicá-las no email em proporções de 60%, 30% e 10%. A cor mais forte do trio deve ser utilizada em 10% do email, e deve guiar o leitor ou consumidor a executar uma ação específica por meio do CTA. Por exemplo, se seu email tem as cores azul e cinza, por que não destacar seu CTA com um botão amarelo?


Leve tudo em conta e defina os tons da sua campanha

Fique atento na hora de escolher a paleta de cores da sua marca e de toda sua identidade visual. Pesquise a fundo o público-alvo que deseja atingir, pois ele será fundamental no processo de construção ou reconstrução da marca. Estude os concorrentes, observe logos, websites e campanhas. Assim você pode se manter na mesma linha da sua indústria, e ainda sim encontrar seu diferencial no mercado.

Como cada cor tem um significado e um impacto diferente no leitor ou consumidor,  é importante que sua marca, empresa, produto e comunicação tenham cores condizentes com a mensagem que quer transmitir. Não sabe por onde começar? Aí vão algumas dicas:


  • Amarelo: associada à energia, à criatividade e ao otimismo, é utilizada para chamar a atenção nas vitrines das lojas. Também lembra cautela ou cuidado, além de ser uma boa opção para detalhes ou botões de compra;

  • Azul: desperta confiança na marca e segurança. É frequentemente utilizada em negócios corporativos, pois estimula a produtividade e está associada à comunicação, à lógica e à espiritualidade;

  • Laranja: representa uma marca amigável, sociável, ativa, e até divertida. É geralmente aplicada em CTAs com o objetivo de estimular, sendo a cor preferida por compradores impulsivos;

  • Preto: cor com grande peso, relacionada à sofisticação, elegância e eficiência. Também atrelada ao luxo e ao poder, é ideal para produtos sofisticados;

  • Rosa: relacionada ao amor e à tranquilidade, simboliza o universo feminino e o romantismo. É indicada para produtos destinados a adolescentes e de uso pessoal feminino;

  • Roxo: diretamente ligada à resolução de problemas, como uma cor que acalma. Representa ainda a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. É indicada para produtos de beleza anti-idade e rejuvenescedores;

  • Verde: é uma cor que provoca relaxamento, remete à estabilidade, possibilidade e tranquilidade. Passa o sentimento de saúde e renovação, além de ser associada à natureza e ao meio-ambiente;

  • Vermelho: a mais quente e mais dinâmica entre as cores estimula energia e excitação, incentiva ações e a confiança, provoca a sensação de urgência e ansiedade. É ideal para liquidações;


Além de potencializar a compra, dados indicam que as cores facilitam a leitura (40%), o aprendizado (de 55% a 68%) e a compreensão (73%) dos leitores. Analise se a cor transmite a personalidade ideal para cativar os consumidores:

  • Se você quer passar uma imagem mais amigável e energética, dê preferência a cores vibrantes e quentes;

  • Se você quer passar confiança e profissionalismo, opte por cores frias e alterne entre tons claros e escuros.

Você também pode seguir as representações já instituídas em algumas indústrias, como o azul para negócios (tecnologia, redes sociais), o vermelho para liquidações, o verde para jardinagem, roxo ou preto para artigos de luxo, e assim por diante.

Entretanto, a cor não é o único elemento de sua campanha que afeta o comportamento do consumidor. Ela deve estar atrelada ao design como um todo, às palavras e à conveniência para a compra:


  • Escolha uma cor que combine, complemente ou contraste com as cores e demais elementos do layout;

  • Destaque o call-to-action com uma cor que chame a atenção, mas sem destoar do conjunto, e em um tamanho que dê visibilidade na campanha e que facilite  sua localização;

  • Deixe um espaço limpo ao redor do botão de compra para evidenciar ainda mais seu destaque no email e estimular a ação do usuário;

  • Contraste também o texto dentro do CTA com a sua cor de fundo;

  • Dê preferências às cores sólidas e evite o uso de degradês ou qualquer outra combinação de cores que possa desviar o foco;

  • Faça testes A/B e certifique-se da escolha certa para os elementos que compõem a sua campanha de email marketing.

É importante testar como a paleta de cores de sua campanha aparece em diferentes monitores e dispositivos. Lembre-se de que a usabilidade vem em primeiro lugar: é o seu público-alvo que faz a marca do início ao fim, deste sua concepção até o momento da conversão.

Equívocos e mitos sobre a psicologia das cores

O impacto das cores no branding e no marketing, infelizmente, resultou em vários mitos. Isso significa que não existe uma cor “melhor”: é preciso testar várias opções de cores para saber qual funciona melhor com determinada campanha.


Tenha em mente a razão pela qual você está aprendendo psicologia das cores e como ela pode aumentar a sua taxa de conversão e entenda como as cores impactam as respostas do seu cliente. Estando seus clientes conscientes disso ou não, as cores afetam seus processos de tomada de decisão.


Mais dicas para criar um CTA campeão

Você já sabe que um CTA que converte é aquele que provoca o maior número possível de cliques. Quando o CTA é bom, ele faz o receptor do email fazer a ação que você propõe, seja marcar uma reunião, realizar uma compra, acessar um conteúdo ou fazer um download.


Além do uso das cores, existem vários outros fatores que podem influenciar na performance do seu CTA. Para te ajudar, separamos 4 dicas matadoras que com certeza deixarão seus CTAs muito mais persuasivos, além de aumentar consideravelmente a sua taxa de conversão.


    margin-bottom: 0pt;">
  1. Não adianta ter um CTA maravilhoso dentro de um email que o usuário nem chega a abrir, portanto o segredo é caprichar no email marketing como um todo, começando pelo assunto. Tenha um CTA claro! Deixe explícita a ação que você espera do seu público para que ele possa entender e concordar com ela.


  1. Segmente bem os seus contatos e certifique-se de que seus emails sejam encaminhados para o público certo, já que o CTA precisa estar totalmente relacionado com que a pessoa está procurando. É interessante que o email tenha algum tipo de personalização para criar proximidade com o receptor, use dados pessoais de seus contatos, como nome ou data de aniversário,por exemplo.


  1. Não crie um CTA com apelo comercial sem ao menos ter mencionado algo sobre o produto ou serviço no email. O CTA deve ter uma relação clara com o tema principal do email. Ofereça algo atrativo para despertar o interesse do seu cliente ou prospect, como por exemplo, descontos com tempo limitado, download de um ebook sobre um assunto relacionado ao seu produto, etc.


  1. Use um verbo que instigue a ação. Um “call-to-action”, como o nome diz, precisa chamar à ação, como por exemplo: “Experimente grátis”, “Leia mais”, “Solicite seu Trial”, “Aproveite o desconto”, “Compre agora”. Saiba que o ideal é que o CTA esteja em uma imagem e não seja lido como texto, pois muitos verbos de ação são identificados como spam pelos serviços de emails.


Em conclusão, tanto a cor quanto o conteúdo do seu CTA podem trazer uma melhor taxa de conversões, mas o seu planejamento continua sendo essencial para bons resultados! Tenha em mente que o CTA é apenas um elemento do email, que por sua vez é parte de uma campanha que deve ser devidamente planejada.

Ele precisa refletir o conceito e estar em sintonia com o objetivo de sua campanha de email marketing para gerar o resultado desejado: gerar signups, fazer o download de um ebook, comprar um produto, e assim por diante. Por isso, tenha certeza de que sua campanha já possui público, tom de comunicação e objetivos definidos, para então poder testar diferentes cores e formas para um CTA incrível!


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+





]]>
Thu, 05 May 16 13:06:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2192/acerte-a-cor-de-seu-cta-e-converta-mais-no-email-marketing.html
<![CDATA[O que significa “opt in”, “soft opt in” e double opt in” no email marketing?]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1425/o-que-significa-opt-in-soft-opt-in-e-double-opt-in-no-email-marketing.html

"Opt in", "Double Opt in" e "Soft Opt in", você sabe a diferença? Entenda o significado e a diferença entre essas três práticas essencias para você criar uma lista de qualidade. Confira!

Primeiro e mais comum de todos, o “Opt in”

Seguindo as regras básicas nesta área, para que uma empresa efetue o envio de campanhas de email marketing é necessário que a mesma tenha uma base de contatos qualificada e que seja “opt in”. Isso significa que todas as pessoas que estão incluídas nas listas de emails autorizaram o recebimento de emails com comunicados, newsletters e/ou promoções daquela empresa. O mais comum para captar emails de pessoas interessadas em ler e receber os comunicados de uma empresa é um campo dentro do próprio site da empresa dizendo “Assine agora nossa newsletter” ou “Receba nossas promoções por email”, por exemplo. Aqueles que tiverem interesse irão inserir seus dados nos campos solicitados e autorizar a empresa a enviar e-mails e promoções.

Resumindo: O “opt in” é a autorização necessária, dada por um indivíduo, para receber comunicações por e-mail de uma determinada empresa.

Uma garantia a mais, o “Double Opt in”

O “Double Opt in” é basicamente um “Opt in” reforçado, ou seja, não basta a pessoa adicionar seus dados nos campos de um site, demonstrando seu interesse em receber uma newsletter ou comunicados em geral de uma empresa. Para que haja o “Double Opt in” a empresa, após receber os dados inciais de uma pessoa interessada, envia um email com um link de confirmação da assinatura. Para que os envios sejam confirmados de fato, é necessário que a pessoa interessada também acesse seu email e clique no link de confirmação, reafirmando pela segunda vez seu interesse em receber tais comunicações (daí vem o “Double” no termo).

Resumindo: É uma dupla confirmação do interesse de um indivíduo em receber email marketing de uma empresa.

Outra forma de fazer negócios, o “Soft Opt In”

Este último termo que abordamos no post de hoje se refere a uma forma implícita de garantir o envio de comunicações empresariais para indivíduos, uma vez que já exista um relacionamento prévio estabelecido entre as partes. Esta opção não conta com um cadastro onde os interessados incluem seus dados e autorizam o envio de emails. O “Soft Opt in” entende que o relacionamento já existente entre duas partes permite o envio de mensagens de email entre elas.

A montagem de uma lista de contatos através do “Soft Opt in” costuma ser feita através de contatos profissionais, geralmente em eventos ou feiras de negócios, por exemplo, quando clientes e empresas se reúnem para trocar ideias e informações em geral (o famoso networking). Este tipo de inclusão de emails na base de contatos de uma empresa está compreendido no CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing) como uma forma de captar emails e contatos, portanto, é legal e não é considerado Spam.

Entretanto, é necessário bom senso neste tipo de ação. Quando o representante de uma empresa for captar emails para crescer a base de contatos de sua empresa, o ideal é que converse com as pessoas e informe-as sobre a possibilidade de incluí-las no recebimento destes emails, para saber se elas concordam ou não com isto.

Resumindo: O “Soft Opt in” não conta com uma autorização explícita do contato mas trata-se de uma prática existente e permitida.

Por fim, agora que você já entende os termos acima relacionados ao envio de email marketing, defina qual a melhor maneira de captar emails para sua empresa e comece a aplicá-los!


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, Linked In, Google+

]]>
Wed, 27 Apr 16 09:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1425/o-que-significa-opt-in-soft-opt-in-e-double-opt-in-no-email-marketing.html
<![CDATA[Como criar o infográfico perfeito para turbinar seu email marketing!]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1936/como-criar-o-infografico-perfeito-para-turbinar-seu-email-marketing.html


Com o marketing de conteúdo cada vez mais em evidência, é comum pensar em uma melhor forma de organizar nossas informações para que ela seja facilmente entendida, atrativa e relevante para nosso público-alvo. Nesta missão, surge um poderoso aliado: o infográfico. Confira dicas para criar os melhores infográficos para complementar as suas campanhas de email marketing.

Entre um texto longo e um infográfico sobre o mesmo tema, para qual deles você dedicaria mais atenção? Certamente, as ilustrações são mais atrativas à primeira vista. Além disso, a mesma mensagem pode ser transmitida de forma objetiva, dinâmica e de fácil compreensão para o leitor por meio de imagens. Em uma sociedade que prioriza o consumo rápido da informação em meio à correria do dia a dia, os recursos visuais são muito mais notados do que textos.

Embora tenham começado ilustrando manuais e evoluído para complementar o conteúdo de jornais e revistas, os infográficos foram tão bem aceitos com o passar dos anos que não demorou para eles invadirem as plataformas web, favorecidas pela leitura vertical, pelo impacto visual e pela rapidez com que as informações são entendidas.

Utilizados para descomplicar conceitos, é necessário um certo preparo antes de criar um bom infográfico:


  • Planejamento: pense, pontue e rascunhe no papel todas as ideias para as partes visual e textual;

  • Domínio: com o conteúdo (texto e imagem) definido, estude a temática que será explorada no infográfico;

  • Capacidade de síntese: transforme texto em imagens e elabore frases curtas para acompanhá-las;

  • Organização: distribua as informações mantendo uma hierarquia do conteúdo para facilitar a compreensão do leitor;

  • Senso estético: mantenha todos os elementos bem distribuídos e ordenados em harmonia, como as cores e fontes que serão utilizadas.


Aliados a estes princípios, vale ressaltar o trabalho em equipe entre o redator e o designer. Aplicado ao email marketing, esse conjunto torna o conteúdo ainda mais dinâmico, qualificado e muito mais fácil de ser compartilhado pelos seus contatos.

Complementando os cinco pontos destacados acima, é importante lembrar que antes de começar a criar um infográfico você deve, além de dominar muito bem o assunto que será abordado, conhecer muito bem seu público-alvo. Com estes dois itens bem delimitados, é hora de organizar as informações.

Defina a estrutura base do seu infográfico, começando pela escolha do conteúdo principal, dos temas secundários e como será a relação entre eles. O próximo passo é o tipo de letra: opte por fontes simples para facilitar a leitura com, no máximo, dois estilos diferentes e três tamanhos distintos, mantendo o mínimo de 12 pontos.

Quando os blocos de texto já tiverem sido produzidos, crie um esquema de cores para cada assunto e crie uma linha de leitura. Deixe em destaque o que for mais importante, seguindo a lógica baseada na forma escolhida: se alguma informação for circulada, posicione o texto no centro do círculo; se o conteúdo estiver na horizontal, dê preferência ao canto superior esquerdo para o início e ao canto inferior direito para o fim, e assim por diante.

Por fim, aposte em ícones e figuras para auxiliar na síntese de conceitos mais complexos, em conjunto com gráficos de fácil assimilação.


Escolhendo o infográfico certo para sua campanha

Com a linha de pensamento alinhada ao conteúdo e ao design que serão aplicados no infográfico de sua campanha de email marketing, o último passo é decidir qual o modelo mais indicado para representar o tema que você escolheu:


Educacional

Explore o conteúdo que você tem e eduque seu público-alvo. Crie infográficos para destacar a sua área de atuação através de números. Promova, de forma esquemática, o resultado de pesquisas com os clientes. Mostre boas práticas para o marketing digital, por exemplo.


Como fazer

Ensine uma habilidade para sua audiência. Se você tem um e-commerce ligado à área fashion, por exemplo, dê dicas de como montar looks com determinadas peças de roupas, como combinar cores e estampas e qual visual escolher para cada ocasião.


Estatísticas

Simplifique os números extraídos em textos longos de pesquisas e os transforme em gráficos fáceis de serem compreendidos. Em um estudo sobre o desempenho do seu departamento de marketing, por exemplo, destaque os resultados alcançados e use ícones intuitivos.


Comparativo

Pesquise, reúna relatórios e dados, e compare as estatísticas. Você pode mostrar, por meio de um infográfico, um comparativo com o histórico de crescimento da sua empresa ou até indicativos para auxiliar na tomada de decisões.


Guia

Acima de tudo, crie um guia visual do conteúdo. Você pode considerar o preparo de um material para iniciantes na área de atuação do seu negócio ou até mesmo para os mais experientes, que estão em busca de novas ideias.


As várias vantagens de se usar infográficos

A utilização de infográficos em campanhas de email marketing possui diversos pontos positivos, pois serve como complemento que enriquece a forma de apresentar algum conteúdo, sendo um ótimo recurso de marketing de conteúdo. A representação gráfica tem um tom mais informal e amigável para estimular o compartilhamento de dados e aumentar o engajamento, além de facilitar o entendimento da informação que reforça a manutenção do relacionamento entre marca e cliente.

Os infográficos são uma maneira de incrementar a estratégia de comunicação e marketing da sua empresa; se você tem o intuito de ensinar seu público, com os infográficos as estatísticas ganham “vida”, atraindo a atenção do leitor. Dessa maneira, sua empresa, serviço ou produto será lembrado por se comunicar de forma eficiente pelo seu público.


Ferramentas para criação de infográficos

Produzir infográficos requer certa experiência na área de design gráfico, já que todo o conteúdo é envolvido por um processo artístico com combinação de cores, tamanhos de fonte, estilo e imagens. Sabendo disso, separamos algumas ferramentas online gratuitas podem ser utilizadas pra desempenhar essa tarefa.

Uma delas é a Easel.ly, que oferece alguns templates prontos e bem intuitivos para você customizar como quiser. Outra opção é o Piktochart, onde o formato gráfico pode ser definido antes de começar: infográfico, relatório, banner ou apresentação. Temos também o Venngage, onde o arquivo pode ser compartilhado nas redes sociais (para fazer o download, é preciso uma conta premium). Para encerrar, nossa última dica é o infogr.am, cujo foco está mais voltado para gráficos. Você pode fazer o upload dos dados do seu computador e customizar, adicionar vídeos, fotos e links para complementar. O diferencial aqui é que você pode acrescentar pessoas e formar uma equipe para trabalhar nos infográficos.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Estamos nas redes sociais, então vai lá e nos conte o que achou das dicas que postamos para você!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

Tem alguma sugestão de tema para o Blog? Envie para nós!

]]>
Thu, 24 Mar 16 11:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1936/como-criar-o-infografico-perfeito-para-turbinar-seu-email-marketing.html
<![CDATA[Dê um boost na nutrição de leads com o Inbound email marketing ]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/14/2185/de-um-boost-na-nutricao-de-leads-com-o-inbound-email-marketing.html

O inbound marketing é uma estratégia inovadora que atrai as pessoas pelo interesse, e não pela oferta de bens de consumo. Ele trabalha fortemente ligado ao marketing de conteúdo, criando conteúdos únicos e direcionados para o seu público se sentir atraído pela qualidade e relevância do material e passar a se engajar com a sua marca. Ao fidelizar um lead através do inbound marketing, você estará aumentando o lifetime value (LTV) dele, ou seja, o período em que ele se relaciona e faz negócios com a sua empresa.


Já que o inbound marketing visa atrair público com conteúdo relevante, o ideal é estabelecer uma parceria entre ele e o email marketing, para que juntos possam manter seus leads ou prospects bem informados e em contato com a sua marca.



Alinhamento de estratégias: a chave para o sucesso


O princípio básico de como fazer email marketing para nutrição de leads é o email focado em conversão, baseado em uma conversa. Desenvolver personas, um planejamento de conteúdo, aumentar visitas e começar a gerar leads são as etapas iniciais dentro da estratégia de inbound marketing. As etapas mais avançadas são a segmentação do público, sua nutrição através do email marketing, e alinhamento entre os setores de marketing e comercial.


Os resultados reais, com boas oportunidades para a equipe de vendas e novos clientes vindos do Inbound, só vão começar a aparecer a médio e longo prazoquando todas as ações  estiverem alinhadas e funcionando bem. Essa é a parte principal da estratégia, porém muitas empresas não conseguem obter bons resultados, pois visam resultados imediatos e desistem antes do tempo


Aspectos fundamentais em uma campanha de Inbound email marketing


  • Possuir uma estratégia, com objetivos principais e secundários, e uma frequência de envio bem definidos;

  • Utilizar plataformas de envio de email de confiança e com alta entregabilidade;

  • O HTML deve estar em perfeito equilíbrio em relação ao texto, imagens e códigos;

  • Em quaisquer campanhas que realizar, sempre deixar disponível a opção opt-out;

  • Atualize periodicamente sua lista, deixando-a cada vez mais orgânica;

  • No campo “Assunto” evite termos que façam seus emails ser identificados como SPAM, e esteja certo de que a mensagem é clara e direta;

  • Se possível, já deixe evidenciado no campo “Assunto” algum benefício para quem for abri-la.


Os benefícios da nutrição de leads


Por ser uma poderosa ferramenta de nutrição de leads, ou seja, um veículo de comunicação que mantém o seu prospect informado a respeito da sua marca, quando o email marketing se alia à estratégia Inbound ele passa a levar conteúdos cada vez mais aprofundados para o seu lead, despertando sua curiosidade a respeito de como solucionar um problema frequente.


Ao aprender mais sobre seu problema e sua solução, o lead chega a uma conclusão: ou ele se resolve sozinho, ou procura alguém para ajudá-lo. Nesse momento, nada melhor do que você para suprir essa necessidade! Sua empresa demonstrou, ao longo de um determinado período, que é especialista na área: dessa forma, a escolha pelo seu negócio será algo natural e bastante óbvia para o lead.


Por ser extremamente flexível, o email marketing serve para  enviar diferentes tipos de conteúdo:


  • newsletters, promoções e cupons de descontos;

  • conteúdos do seu blog;

  • links para outras plataformas na internet;

  • mensagens festivas, para diferentes datas comemorativas;

  • mensagens de aniversário, demonstrando que a sua marca está atenta ao cliente.


Nutrição e segmentação - combinação perfeita!


Lembre-se de que toda nutrição começa com a captação de informações-chave que você tem sobre os leads da sua base. Você deve captar essas informações na conversão do visitante em lead, por meio de campos específicos nos formulários de inscrição para qualificar e segmentar sua base. Esses campos devem levar em conta quais as informações fundamentais que você precisa para personalizar suas ações de nutrição através do email marketing.



Técnicas de inbound para diferentes tipos de email marketing


Emails para nutrição de leads - Este tipo de email deve ser pessoal, enviado em nome de alguém da sua empresa, e se parecem mais com emails do meio corporativo do que os emails de modelos projetados.  Estes emails são configurados com antecedência para serem disparados em intervalos regulares e acionados por eventos pré-determinados como por exemplo, um download de um conteúdo rico como ebook ou infográfico.


Para obter sucesso com nutrição de leads, os emails devem ser pensados  estrategicamente de forma a conduzir o lead por toda a jornada de compra. Esses emais não podem ser muito longos e devem ser relevantes para quem lê.  Uma dica simples para identificar se o tamanho do email está bom, basta calcular o tempo de leitura do email que não deve passar de 30 segundos. Qualquer conteúdo mais longo do que isso corre o risco de ser ignorado.  Outro ponto essencial para obter sucesso com nutrição de leads  é manter a consistência das mensagens, ou seja, elas devem contar aos poucos uma história com início, meio e fim.


Newsletters - Consistem em pequenos fragmentos de informações educacionais, de três ou quatro itens, geralmente derivados do blog de sua empresa. Você também pode divulgar outros conteúdos ricos como ebooks, infográficos e webinars. O objetivo aqui é gerar tráfego para o seu blog e claro, de educar o seu público sobre temas relacionados aos seus produtos para reaquecer a sua base de contatos.


É importante lembrar que tanto no final da jornada dos fluxos de nutrição quanto no reaquecimento de sua base de contatos com newsletters, o lead tem que identificar que a sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema e suprir as suas necessidades. Ou seja, o objetivo final é convertê-lo em cliente!


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+



]]>
Tue, 15 Mar 16 10:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/14/2185/de-um-boost-na-nutricao-de-leads-com-o-inbound-email-marketing.html
<![CDATA[O email marketing aliado à automação de marketing]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1850/o-email-marketing-aliado-a-automacao-de-marketing.html Alie o email marketing à automação de marketing para automatizar a jornada do cliente e alcançar melhores resultados!

Manter o envio periódico de campanhas de email marketing faz parte da rotina das empresas que buscam criar um relacionamento com seus contatos. Aliás, esta é uma das mais importantes ações em uma estratégia de Marketing Digital, que passa também pela construção de uma presença sólida no meio digital. A partir daí, existe a necessidade de um tipo de gerenciamento específico, capaz de preparar seus consumidores até o momento da compra, ou seja, até convertê-los em leads e oportunidades. Fazer email marketing não se limita ao envio de campanhas para toda a sua base de contatos. Você deve primeiro entender os interesses e avaliar o comportamento de cada um deles, separadamente, para então seguir adiante. Neste contexto, entra a aplicação de filtros de segmentação que vão remanejar o conteúdo do email de acordo com cada perfil. Aqui vem o ponto principal deste post. Por mais eficiente que seja a prática, executá-la no modo manual se torna completamente inviável. Para evitar isso e ainda ganhar tempo, eis que surge a Automação de Marketing.

Princípios da Automação de Marketing

O termo Marketing Automation é uma tecnologia que remete às plataformas de software projetadas para tornar demandas repetitivas um processo automático. Não se trata, porém, do envio de emails em massa, nem de mensagens segmentadas apenas por listas. As campanhas enviadas terão como guia o comportamento dos usuários.

Além disso, ao automatizar processos como coleta de informações sobre os clientes e qualificação de leads, as tarefas da rotina de um departamento de marketing, antes executadas de forma manual, passam a ser automáticas. Isso facilita a aplicação de uma abordagem mais específica, de acordo com o estágio de cada contato dentro do funil de vendas e otimiza o tempo para um planejamento melhor das estratégias de conteúdo para preparar o lead até a abordagem comercial.

A intenção, além de poupar tempo, era minimizar erros humanos e aumentar a eficiência de alcance, manter interação contínua com os contatos e enviar mensagens bem segmentadas para educá-los até se tornarem qualificados, completando o ciclo de compra.

Seu principal alvo era o mercado B2B (business to business), mas hoje já contempla também o B2C (business to consumer). O que muda é a abordagem e o foco. A primeira sigla é utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais (revenda, transformação ou consumo) entre empresas, enquanto a segunda faz referência às transações comerciais (apenas consumo) entre empresa e consumidor final.

Há três tipos de abordagem: Lead Nurturing, Lead Scoring e Lead Management. O primeiro serve para educar os usuários com envio de conteúdo relevante até que se convertam em clientes. O segundo separa os consumidores que estão próximos de efetuar uma compra daqueles que ainda dependem de um processo de aprendizado sobre o produto. E o terceiro, por fim, diz respeito ao gerenciamento de leads, isto é, entender quem são e, a partir daí, oferecer conteúdo relevante para gerar conversão.

Saber como se comunicar com seus contatos em cada estágio de vendas dentro do funil de marketing tornará as campanhas mais assertivas e menos custosas. A automação de marketing para o B2B tem como foco principal o gerenciamento e está diretamente relacionado à nutrição de leads (Lead Nurture) para a conversão final através do funil de Marketing (do topo ao fundo). Já para o B2C, o foco é na segmentação através da entrega de conteúdo altamente personalizado, visando o aumento nas taxas de entregabilidade, abertura e cliques e na redução do abandono do carrinho de compras.

O objetivo da Automação de Marketing

Agora que você já foi devidamente apresentado para a tecnologia da Automação de Marketing, é hora de analisar as diferenças entre uma campanha tradicional de email marketing e a automação de marketing. Esta questão é comum entre empresas de pequeno e grande porte. O item mais importante a ser levado em conta é sua escalabilidade. Se sua empresa está crescendo, ou você quer que ela cresça, vale considerar a mudança para a automação de marketing. A tecnologia oferece recursos avançados com gestão de listas, campanhas e relatórios, tornando sua estratégia de email marketing ainda mais eficaz.

No envio de email marketing, há uma série de ajustes que devem ser feitos de forma manual com o intuito de se certificar de que suas campanhas chegam ao seu público-alvo no momento certo. Por meio da automação de marketing, você passa esse trabalho para o modo automático, sem a necessidade de elaborar emails individuais, mas sem perder o viés de personalização aplicado em cada mensagem.

O recurso permite que você se concentre no fluxo de emails que será enviado através de campanhas automatizadas, que terão como foco principal a nutrição de leads. Dessa forma, você terá controle sobre o ciclo de compra e sobre os contatos da sua lista que estarão pré-dispostos a comprar.

Além disso, também é possível preparar o envio de emails de acordo com a interação de cada um com as campanhas ou com base em características demográficas, por exemplo. Aqui entra a segmentação, que irá conduzir seus clientes em potencial através do funil de marketing. Você pode criar campanhas diversificadas para envolvê-los e criar um relacionamento direto e pessoal.

Em termos de análise, ao aliar automação de marketing e email marketing, você tem acesso a relatórios com métricas detalhadas, rastreando interações através de taxas de abertura, cliques e conversões, por exemplo, tomando conhecimento das campanhas que tiveram maior efetividade.

Tendências para a Automação de Marketing

Nos próximos anos, embora desde já mostre sinais, a disputa pelos consumidores terá como principal pilar a forma de relacionamento da marca com eles. É isso que ditará um bom ROI (retorno sobre o investimento). O mercado, porém, ainda precisa amadurecer, não somente no uso do email marketing combinado à automação de marketing, mas também na forma como os profissionais o conduzem.

A tendência é de que a solução se torne menos complexa com o passar do tempo, já que os profissionais da área estarão naturalmente mais preparados. É a evolução natural.

Independente do ramo do seu negócio, automação de marketing significa entender e agir de forma personalizada com os usuários que interagem com a sua empresa através de diferentes canais online, seja por meio do site, email ou redes sociais. É entender e oferecer a eles o que procuram. Se o cliente ainda não estiver pronto para a compra, essa predisposição virá aos poucos.

Como tirar proveito da automação de marketing

Utilize a automação de marketing para automatizar a jornada do cliente, reter e fidelizar clientes.


Para extrair o máximo desse recurso, é preciso desvencilhar o termo ‘automação de marketing’ da ideia de um sistema de atendimento ao cliente automatizado. O objetivo é melhorar a experiência global da marca através da construção de um relacionamento one-to-one em um nível massivo. Para isso, invista na personalização do conteúdo e o engajamento com base no comportamento dos consumidores.

Além disso, a automação de marketing pode ser utilizada no ‘cross-selling’, no ‘up-selling’, na retenção de clientes e na medição do ROI.

Capte contatos para sua base de futuros leads

Em troca de conteúdo relevante e interessante, crie campos de captura de novos contatos que, futuramente, poderão ser convertidos em leads. Insira um formulário de cadastro para promover materiais didáticos, por exemplo, e colete informações que, mais tarde, vão ajudar a segmentar seu público. Não exagere. Peça apenas o necessário para construir, aos poucos, um relacionamento que pode gerar conversões.

Aplique filtros de segmentação e personalize o contato

Com a base de leads em construção, segmente o que será enviado para cada contato de forma personalizada, ou seja, seguindo os interesses individuais de cada um. Neste campo, você pode aplicar a nutrição de leads e já começar a encaminhá-los para o fundo do funil, rumo ao final do ciclo de compra. Antes de montar a sequência, faça um checklist, passando pela escolha do conteúdo, a frequência dos envios e os grupos que receberão aquela mensagem.

Ofereça conteúdo relevante e que gere valor

Colete informações na web, com o departamento comercial e com o setor de atendimento. Produza conteúdo relevante e de qualidade, como artigos, eBooks ou webinars. Ofereça, acima de tudo, Marketing de Conteúdo, levando em conta os interesses individuais de cada contato da sua lista, sejam eles clientes regulares ou em potencial. Siga uma lógica com a oferta de temas mais amplos e introdutórios para o topo do funil e de conteúdo avançado para o fundo do funil.

Acompanhe todos os estágios do ciclo de compra

O ciclo de compra é composto por quatro estágios: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, solução e decisão de compra. Para atingir em cheio cada um deles, explore quais os interesses do seu público nos diferentes estágios. Entenda suas principais preocupações. Entregue conteúdo de qualidade. Torne-se referência nos assuntos do seu segmento.

Por fim, escolha um software de automação de marketing. Os planos do Pipz contam com o recurso para o preparo de ações personalizadas, inteligentes e automatizadas de acordo com as interações de seus leads com sua empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+

Estamos preparando o Pipz - A mais robusta plataforma de automação de marketing, conheça:


Experimente já o Pipz, a plataforma de automação de marketing e jornada do cliente!
]]>
Wed, 09 Mar 16 10:00:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1850/o-email-marketing-aliado-a-automacao-de-marketing.html
<![CDATA[Crie um email marketing em datas comemorativas para aumentar suas vendas]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/14/2182/crie-um-email-marketing-em-datas-comemorativas-para-aumentar-suas-vendas.html

As datas comemorativas são sempre ótimas oportunidades para utilizar o email marketing  para aumentar as vendas, além de fortalecer sua presença com o público e fixar a imagem de sua marca na mente dos clientes.  Para atingir os resultados esperados, é necessário que as ações de email marketing sejam planejadas com foco em uma estratégia bem definida e direcionadas para o público certo, além de conter conteúdo de interesse aproveitando as oportunidades de acordo com o segmento de seu negócio.

Primeiro passo: Planejamento

As campanhas de email marketing, quando usadas em datas comemorativas, se tornam ótimas ferramentas para engajar os contatos, mas é preciso planejar para verificar o que funciona melhor para cada dia especial: o primeiro passo é ter um calendário editorial.

Pode ser uma planilha, um software gratuito como o Google Agenda ou um quadro de anotações, mas é necessário que você faça um levantamento das datas que podem ser aproveitadas pela sua empresa para que estejam prontas para serem “usadas” quando chegar a hora. Você pode incluir datas menos populares, mas que são relevantes para o seu público-alvo:  restaurantes, datas românticas como o “Dia do Beijo”; para clínicas médicas, datas para os profissionais como o “Dia do Cardiologista”.


O envio também deve ser segmentado. Conheça seus contatos antes de disparar suas campanhas de email marketing e segmente seus contatos pela localização, grupo de interesse, idade e gênero. Considere o comportamento do seu consumidor: se ele costuma deixar as compras para a última hora, a mensagem é feita de um jeito; se ele é muito engajado e compra com antecedência ou já no primeiro email, a abordagem deve ser outra.

Saia do lugar-comum e conquiste a todos!

Procure utilizar linhas de assunto atrativas, sem trocadilhos manjados ou frases clichê: além de não atrair os clientes, são altas as chances de seu email nem sequer ser aberto ou até mesmo cair na caixa de spam. Seja direto, pessoal e destaque as vantagens da mensagem, como descontos, ofertas ou frete grátis!

Aproveite as datas em que as pessoas costumam trocar presentes para oferecer guias com ofertas relacionadas aos diferentes segmentos de produtos. Você pode também segmentar os emails de promoções especiais para datas comemorativas por categorias como “produtos mais vendidos”, que podem até vir acompanhadas por comentários reais de consumidores que já adquiriram os produtos.

Você ainda pode enviar um lembrete aos seus contatos, avisando que a data está próxima para que o consumidor programe suas compras e se prepare para os dias especiais, como o Natal ou Dia das Mães. Se desejar, você pode reforçar a campanha enviando um email para o seu público um pouco antes da promoção acabar, um último alerta para que aproveitem os preços especiais. Uma outra ação interessante complementar à campanha seria enviar emails personalizados para quem participou da promoção com novas ofertas de produtos e vantagens especiais. São diversas possibilidades, abuse da sua criatividade para sair do lugar comum e atingirn os seus objetivos de marketing!

Aproveite a tendência do Mobile Commerce

Para acompanhar os clientes onde eles estiverem, você precisa desenvolver materiais mobile friendly, isto é, que possam ser visualizados e usados em dispositivos móveis. O processo de conversão pode acontecer em qualquer lugar – para isso, os contatos devem conseguir  abrir o seu email marketing, seja em desktops,   tablets ou smartphones.


Não esqueça que as datas comemorativas são oportunidades para atrair clientes tanto para empresas físicas quanto para lojas virtuais, mas também não subestime o poder de fidelização de clientes por meio do email marketing.  Que tal enviar um email personalizado com uma promoção exclusiva  para quem já é seu cliente? Melhor ainda se essa oferta for baseada no histórico de compras do seu cliente. Além de alavancar as suas vendas, você vai fazer com que o seu cliente se sinta especial e compreendido, já que a sua empresa entende as suas necessidades, reforçando assim a qualidade do seu atendimento e dos seus produtos, despertando no seu cliente o sentimento de lealdade.


Os seus leads e principalmente, os seus clientes precisam se sentir valorizados,  aproveite as datas comemorativas para se aproximar deles. Além de promoções, você pode investir em mensagens institucionais para reforçar o branding da sua empresa e forlecer o relacionamento com os clientes e potenciais clientes.


Aproveite todas as oportunidades

O mercado possui cinco datas comemorativas principais: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal, que é a mais importante do ano. Também temos datas digitais como a Black Friday, que movimenta grandes valores todo ano e pode ser aproveitada por várias modalidades de empresas, e a Páscoa, onde a maioria das empresas (incluindo a sua!) precisam realizar alguma ação para engajar seu público, seja comercialmente ou mesmo para branding.


Entretanto, como todo o mercado investe agressivamente nestas datas, o custo para se destacar nestes períodos costuma ser elevado para empresas pequenas. São períodos concorridos, onde a sua promoção ou mensagem terá de disputar a mesma caixa de email ou rede social com todos os outros concorrentes do mercado!


Embora seja importantíssimo não ignorar estas datas, empresas pequenas devem se preocupar em se destacar também em datas menos concorridas e mais oportunas para o seu público. Há diversas datas fora do tradicional que a sua empresa pode explorar, como "Dia do Beijo", "St. Patrick's Day", entre outras. Lembre-se que as datas devem ter alguma relação com seu segmento de atuação, respeitando as características e preferências de seu público.

Independente do seu foco ser branding ou vendas, o mais importante é se fazer presente durante as datas mais importantes do ano para o seu público. Afinal, esta provavelmente será a estratégia do seu concorrente e você não quer ficar para trás, certo?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se quiser ampliar o debate sobre estes temas, estamos presentes nas redes sociais. Entre lá e nos diga o que achou do conteúdo!

Facebook, Twitter, Linked In, Google+

]]>
Fri, 04 Mar 16 12:43:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/14/2182/crie-um-email-marketing-em-datas-comemorativas-para-aumentar-suas-vendas.html
<![CDATA[Escolha a melhor hora para enviar email marketing e não durma no ponto!]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/14/2177/escolha-a-melhor-hora-para-enviar-email-marketing-e-nao-durma-no-ponto.html

O que fazer para encontrar o timing certo e aumentar a taxa de conversão do seu email marketing? Confira dicas imperdíveis para identificar o horário ideal para enviar email e melhorar a performance das suas campanhas.

Fique por dentro da rotina do seu público-alvo

Entender como é o dia a dia do seu comprador ideal é essencial. Ele trabalha fora, em horário comercial? Qual é o seu estilo de vida e de trabalho? Médicos, professores e vendedores, por exemplo, passam grande parte do dia sem a possibilidade de checar emails. Já secretárias, administradores e gestores passam boa parte do horário comercial diante dos seus computadores, com acesso à internet.

Mensagem pessoal ou de trabalho

Se você vende produtos que dizem respeito a uma rotina profissional (como artigos de escritório, por exemplo), evite enviar seu email marketing em períodos de descanso e lazer como à noite e aos finais de semana: a chance deles irem parar no lixo é enorme quando são abertos fora do local e horário de trabalho. Por outro lado, se sua mensagem for de teor muito pessoal – ofertas de lingeries, por exemplo –, ela pode ser inadequada para ser acessada no ambiente de trabalho, e acaba se perdendo quando chega à caixa de entrada no meio do expediente.

Detecte o perfil de seus clientes

Segmentar o mailing é a solução, crie grupos diferentes de acordo com os perfis de cada um. Conheça os gostos, desgostos e preferências de cada parcela de seu público-alvo, assim fica muito mais fácil direcionar com mais assertividade seus disparos de email marketing. Dessa maneira, os emails que são enviados entram de acordo com o interesse de cada um, aumentando a taxa de abertura e também o engajamento do contato com sua marca.

Testes A/B

Com sua lista em mãos, faça testes A/B! Experimente mandar a mesma mensagem em horários diferentes para diferentes grupos e veja quais são os resultados. Repetindo essa fórmula, você poderá, em pouco tempo, descobrir o que funciona melhor para o seu público. Os testes A/B podem ser usados em várias outras situações, inclusive para testar quais linhas de assunto chamam a atenção dos contatos no horário de trabalho ou na hora de lazer, por exemplo.

De tempos em tempos, faça novas pesquisas e segmente novamente sua base, se for necessário, porque o cenário pode mudar.

Otimize seus testes e não erre o timing de suas campanhas:

  • Das 6h às 10h manhã, muitas pessoas têm o costume de gastar seu tempo lendo emails, por isso a taxa de cliques e abertura é muito boa e o horário é recomendado;
  • Das 15h às 17h é comum uma queda no ritmo de trabalho, e o email costuma funcionar como distração para os colaboradores;
  • Das 17h às 19h, no final do horário regular de trabalho costumam funcionar melhor os envios para empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas), por mais incrível que pareça!
  • Já entre 19h e 22h é o horário ideal para envios direcionados ao consumidor final, em empresas que trabalham com o modelo B2C (empresas que vendem para pessoas);
  • Sábado – horário regular: é uma das maiores oportunidades para produtos de uso pessoal. As taxas de abertura e cliques chegam a ser mais altas que qualquer horário durante a semana. Mas é também o dia da semana em que há mais mensagens reportadas como spam. O que isto quer dizer? Que você deve ser muito relevante ao enviar mensagens aos sábados.
  • Domingo – horário ruim: nem todo mundo acessa emails aos domingos e as mensagens acabam caindo na primeira faixa da segunda-feira, onde há pouca visualização e várias mensagens acabam sendo ignoradas ou nem lidas. Melhor evitar.
  • A melhor frequência para envio de emails varia entre uma e quatro vezes por mês;

Que tal colocar as dicas em prática e ajustar o timing do seu email marketing?


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se quiser ampliar o debate sobre estes temas, estamos presentes nas redes sociais. Entre lá e nos diga o que achou do conteúdo!

Facebook, Twitter, Linked In, Google+



]]>
Wed, 24 Feb 16 09:47:00 -0300 http://www.emailmanager.com/br/blog/14/2177/escolha-a-melhor-hora-para-enviar-email-marketing-e-nao-durma-no-ponto.html
<![CDATA[Aproveite a Páscoa e aumente as vendas com o email marketing!]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2168/aproveite-a-pascoa-e-aumente-as-vendas-com-o-email-marketing.html


Vem aí mais uma oportunidade de utilizar o email marketing para alavancar suas vendas! O carnaval mal terminou e já podemos ver o mercado publicitário se movimentando com ações de Páscoa. Se você preparou seu calendário de ações de marketing para o ano, então já deve estar bolando uma estratégia de email marketing para a data. Lembre-se que as datas comemorativas oferecem uma grande oportunidade para postagens temáticas, pois o usuário atrela estas ações à felicidade, o que é excelente para o nível de aprovação da marca perante os internautas.

Planejamento é o início de qualquer estratégia de email marketing


Planejar se torna ainda mais importante quando se quer atingir um propósito específico, como é o caso de uma data comemorativa. Estar um passo à frente é a melhor forma de se antecipar no mercado e diante da concorrência.


Então, o primeiro passo é organizar um calendário de envios. Comece com ofertas de Páscoa e um template temático alusivo à data. Seja cauteloso, já que a data tem conotação religiosa. A menos que você conheça muito bem o seu público-alvo, modere no tema e opte por uma campanha mais clean. Saber aproveitar as oportunidades é fundamental!


A Páscoa não é feita só de chocolates


A Páscoa beneficia vários segmentos e pode ser uma ótima oportunidade para prospectar negócios, já que movimenta diversos setores da economia, tais como viagens, hotéis, restaurantes, bares e até festas. Aproveite para vender as atrações de um destino turístico para receber famílias ou amigos, o aconchego da sua pousada, aquela promoção imperdível de sua peixaria, ou uma opção de restaurante de frutos do mar.


Além disso, há quem prefira presentear os entes queridos com flores, bichos de pelúcia, vinhos, livros ou cestas temáticas ao invés dos tradicionais ovos de Páscoa. Explore outros caminhos.


Outro viés que pode ser explorado é para tirar o “sentimento de culpa” que fica depois de exagerar no chocolate. Que tal enviar uma promoção com desconto na taxa de matrícula da sua academia? Malhar elimina o consumo extra de doces e ainda é um forte aliado para a saúde de seus consumidores. Use a criatividade para aproveitar o momento.


Mas se o seu objetivo for apenas deixar sua marca ainda mais evidente e fazer com que seus clientes se sintam especias com a chegada da Páscoa, nada melhor do que enviar uma mensagem desejando uma ótima celebração.


Mostre os diferenciais para quem prefere ecommerce


Independente de qual seja a linha do seu negócio, se você tem um ecommerce, mostre as vantagens das compras online. Lojas virtuais funcionam 24h por dia e dispensam filas, em uma época onde lotação e correria são bem comuns no Brasil, já que muitas pessoas deixam as compras para a última hora. A variedade de produtos também costuma ser bem maior. Afinal, não há limitações de espaço. Comprar na internet também economiza tempo e dinheiro. Fique de olho no prazo de entrega e deixe seu cliente consciente, assim você evita reclamações posteriores.


Em sua campanha de email marketing, destaque diferenciais como: formas de pagamento, parcelamento, frete grátis, entrega em tempo recorde. Ofereça brindes, como bombons ou máscara de coelhinhos para as crianças ou a compra de dois ou mais ovos de páscoa com preço promocional.


Use e abuse do marketing interativo


Pense nas vantagens de utilizar táticas interativas para aumentar o engajamento e as vendas. Períodos de sazonalidade são bons momentos para aplicá-la. A interatividade pode vir de jogos, enquetes, conteúdo para download, enfim, de tudo que convide o consumidor a interagir com sua marca.


Promova concursos culturais, instigando a participação do público em troca de alguma ação, que pode inclusive ter cunho social. Você pode organizar um ranking e transformar o prêmio em uma doação para uma instituição de caridade. É uma forma de disseminar a mensagem por trás da Páscoa e ainda levantar a moral de seus leitores, além de reforçar o posicionamento da marca e transmitir os valores da empresa.


Não se esqueça de personalizar as campanhas de email marketing com o nome de cada destinatário e de manter a frequência de envios de forma moderada. O objetivo é aproximar os clientes, não afastá-los. Para concluir, programe a data para atingir as caixas de entrada do seu público, lembrando que muitos emails devem chegar pelo mesmo motivo. Por isso, planeje e antecipe cada ação.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+


]]>
Wed, 17 Feb 16 11:27:00 -0200 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/2168/aproveite-a-pascoa-e-aumente-as-vendas-com-o-email-marketing.html
<![CDATA[UX design para Email Marketing: Experiência do usuário é a chave do sucesso]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1920/ux-design-para-email-marketing-experiencia-do-usuario-e-a-chave-do-sucesso.html


Uma das palavras que mais vem conquistando notoriedade na web é usabilidade ou simplesmente UX (User Experience). O termo, ao contrário do que muitos podem pensar, não faz referência apenas a sites. Por estar diretamente relacionado à comunicação com o usuário final, contempla inclusive as campanhas de email marketing.

Mas o que é UX? Esta forma de design visa tornar a experiência do usuário com a marca, a empresa e seus produtos/serviços a melhor possível. O requisito básico é atender as necessidades básicas do usuário ou cliente através de elementos visuais, diagramação e toda uma arquitetura de informação que comporte o que ele espera: informações de forma clara, simples e fácil de serem encontradas. Chegar neste ponto envolve um ciclo constante que inclui testes de interatividade, estudos de comportamento, análises de navegação e do impacto que sua marca irá gerar.

Por vezes, o termo é confundido com UI (User Interface). De forma simples, enquanto o primeiro remete ao comportamento do sistema, englobando toda a estratégia de design e desenvolvimento de um site, o segundo faz menção ao layout do sistema e é responsável pela apresentação dessa estrutura, por onde o usuário vai vivenciar a experiência com a sua marca.

No email marketing, a usabilidade tem como principal função mostrar ao usuário a importância daquele conteúdo que ele está recebendo, além de despertar seu interesse para os produtos e os serviços da sua empresa, estreitando o relacionamento marca/cliente.

Como o email pode afetar a experiência do usuário

Um estudo de comportamento chamado Email Newsletters: Surviving Inbox Congestion, de autoria de Jakob Nielsen, considerado um dos “papas” da usabilidade, aponta que o leitor gasta em média 51 segundos com uma campanha de email marketing. Isso porque ele não lê realmente o que recebe, é como se o texto fosse “escaneado”.

Para reverter este quadro, é importante focar na usabilidade, ou seja, no grau de facilidade ou dificuldade que seus leitores terão ao navegar pela sua campanha. Como o UX está diretamente ligado à experiência do usuário, no primeiro caso (facilidade), você conquista os consumidores. Já no segundo (dificuldade), você perde potenciais vendas, além de clientes. Destacamos cinco pontos cruciais:

Navegação

Para acertar neste quesito, é preciso, antes de qualquer coisa, entender o que isso significa para o seu email. Navegação é tudo que você quer que seus leitores façam ao interagirem com a campanha. Comece pelo call to action, está claro e visível? As informações são fáceis de serem encontradas dentro da mensagem?

Conteúdo

A usabilidade no email vai além da sua funcionalidade e se estende também para o conteúdo. Aliás, peça chave para criar uma experiência positiva. Se o seu texto é fraco, irrelevante e ainda contém erros gramaticais, provavelmente será deletado ou irá gerar um descadastro para a sua base. Bom conteúdo, no entanto, rende vendas, ações e conversões.

Design

Junto com a navegação, sua campanha vai precisar de um design bem desenvolvido, seguindo à risca o conceito de user friendly. É fácil ler seu email em qualquer tela? O contraste entre as cores de fundo e as fontes auxilia na leitura? Também é importante dosar a quantidade de gráficos, vídeos e imagens com o texto. Quanto mais demorar para carregar, maiores serão as chances de ver seu email sendo deletado.

Links

Todos os links da campanha devem conduzir a páginas existentes. Parece óbvio, mas há casos de links que não direcionam a lugar algum ou contêm erros. Verifique se todos levam ao ambiente certo antes de enviar o email. Revisar nunca é demais. Você só tem a ganhar com isso. É uma garantia de que o usuário terá acesso ao conteúdo que espera ao clicar no link.

Opções de email

Os usuários devem ter controle sobre o que recebem, ou seja, qualquer mudança ou atualização de suas contas precisa ter fácil acesso para eles. Estas informações também devem constar na campanha, e o mesmo vale para links de opt-out ou botões das redes sociais para compartilhamento do conteúdo. Tudo deve estar às claras como prega o UX design.

Usabilidade aplicada na prática para o email marketing

Uma das regras básicas que rege o envio de emails é pautada pela criação de uma campanha com visualização agradável aos olhos e que facilite a leitura do usuário através de uma interface amigável, sem que ele tenha que procurar qualquer informação ou fazer contorcionismos para entender o motivo daquele contato. A interação, sob a perspectiva de quem vai receber o conteúdo, deve ser ágil e intuitiva. Estas características se tornam ainda mais essenciais em meio à avalanche de emails enviados todos os dias.

Mensagens com animações pesadas, vídeos longos e imagens gigantes, por exemplo, vão contra as boas práticas do email, já que nem todos os destinatários contam com os recursos necessários para acessá-los. Isso vale para ícones, fontes, cores, imagens, diferentes resoluções de tela, clientes de email e sistemas operacionais. Listamos abaixo algumas aplicações que impactam diretamente nas conversões alinhando UX e email marketing:

1. Construa e mantenha uma identidade visual

Reconhecer uma empresa pela cor ou por algum elemento característico é aprazível para quem acompanha e gosta de se manter atualizado sobre suas marcas favoritas. Sem contar, a credibilidade no mercado. A padronização remete à organização e repassa o sentimento de confiança do consumidor na marca.

Por isso, adote uma identidade visual que represente a empresa, seus produtos e serviços, site, redes sociais e campanhas de email marketing inclusive.

2. Utilize logos e domínio próprio da empresa

Deixe que seus clientes reconheçam sua marca também pelos emails. Quem recebe mensagens da marca provavelmente já realizou alguma compra ou interagiu com ela de alguma forma, ou seja, já há um grau de confiança e reconhecimento. Depois do primeiro contato, é importante manter o relacionamento e o branding.

Por isso, aproveite para consolidar estes sentimentos acrescentando à campanha o logo e as mesmas cores do site. Faça o envio através de um remetente com endereço próprio que identifique a empresa.

3. Linha de assunto objetiva, relevante e personalizada

O assunto é um dos itens mais importantes de uma campanha, afinal é o primeiro a aparecer e, muitas vezes, é fator decisivo para levar o leitor a se interessar pelo conteúdo do seu email ou jogá-lo na lixeira sem nem ao menos olhar. Seja para estampar a capa de um jornal impresso, destacar um boletim eletrônico ou guiar uma campanha de email marketing, a linha de assunto é o que fará o seu destinatário parar o que está fazendo para ler o que sua empresa enviou.

Por isso, mantenha títulos curtos e claros, que mostrem relevância para quem vai receber, sem esquecer o tratamento personalizado. Seja direto e convença o leitor a abrir seu email.

4. Cabeçalho cativante que transmita a mensagem no primeiro olhar

O cabeçalho é a primeira área que estará visível ao destinatário assim que ele abrir sua campanha. Esta é a oportunidade de causar impacto com a apresentação do conteúdo com fotos, infográficos ou qualquer outro recurso visual capaz de tornar seu email marketing mais atraente para que ele siga com a leitura.

Por isso, aposte no visual para chamar a atenção imediata do seu leitor. Seja criativo e mostre por que aquele conteúdo é importante e relevante para ele.

5. Bullet points que transformam o texto em conteúdo conciso

A palavra de ordem do momento é Marketing de Conteúdo (Content Marketing). O termo é designado à publicação de todo e qualquer conteúdo que prioriza a relevância, a apuração aprofundada das informações e, consequentemente, a qualidade do que está escrito no texto. Essa busca por qualidade torna o conteúdo mais longo.

Por isso, use e abuse de listas. Separe o texto em blocos e subtítulos, destacando as partes mais importantes para o leitor, facilitando a procura por informações.

6. Call to Action em destaque em relação ao conjunto da campanha

A chamada para ação, mais conhecida por call to action, merece visibilidade destacada em sua campanha de email marketing. Ela é a grande responsável por guiar seu leitor às conversões e, para ser facilmente encontrada, merece atenção especial, evitando, assim, competição com outros elementos do email.

Por isso, utilize cores isoladas e chamativas, mas em combinação com o restante da campanha, para destacar seu botão de compra. Escolha um tamanho que chame a atenção e facilite sua localização.

7. Sem imagens em excesso para compor o layout do email

Imagens são atrativos à parte, sem dúvida, mas devem ser utilizadas com moderação. O ideal é balancear a parte visual com a textual. A referência no mercado é de no mínimo 60% e 40%, respectivamente. Esta quebra torna a leitura mais agradável aos olhos e ainda complementa o conteúdo que você quer entregar.

Por isso, escolha boas ilustrações e bons gráficos para anexar ao texto. Seja criativo. Mais vale uma imagem significativa do que um carnaval de desenhos. Explore também templates e tipografia.

8. Alt tags ajudam a complementar as imagens da campanha

Por vezes, as imagens das campanhas podem ser bloqueadas pelos provedores de email. Para que o conteúdo não fique perdido na caixa de entrada de seu destinatário, nem corra o risco de ser enviado para a lixeira de imediato, eis que surgem as alt tags. Nada mais que uma descrição para aquelas imagens.

Por isso, não deixe de preencher as alt tags para cada imagem que compõe seu email. Faça uma descrição do que a figura representa, localizando o seu leitor no contexto e mantendo seu interesse.

9. Responsive Design é item fundamental e obrigatório

Hoje os acessos por meio de smartphones e tablets estão nivelados com os desktops. A busca pela informação remota segue em ascendência, mas esta forma de consumo merece algo desenvolvido especialmente para ela. Aqui entra o design responsivo (Responsive Design), que adapta o conteúdo para as diferentes resoluções de tela.

Por isso, planeje um layout amigável, mantenha a mesma linha visual para todos, adapte tamanho de fonte e largura da mensagem. Facilite ao máximo a leitura e a navegação para o usuário.

10. Compartilhamento nas redes sociais para engajar

Outra fonte poderosa para a geração de leads, além do meio mais efetivo conhecido, o email marketing, tem origem nos compartilhamentos nas mídias sociais. Replicar conteúdo nas redes e destacá-las nas campanhas gera engajamento para a marca, mais tráfego e até conversões.

Por isso, ao criar sua campanha destaque os botões para compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. E aproveite essa interação para estreitar o relacionamento com seus clientes.

Com todos os tópicos que mencionamos neste post, você já pode perceber a forte ligação entre o email marketing e o design UX. Ambos têm o mesmo objetivo sob a perspectiva do consumidor: proporcionar a melhor experiência para o usuário (user friendly) e, consequentemente, aumentar a taxa de conversões.

Para finalizar, recomendamos também a aplicação de testes A/B, o que não deixa de ser uma pesquisa de usabilidade, de certa forma, já que a campanha será enviada de acordo com a interação dos usuários, tendo como base a experiência de quem vai receber o email na prática. Dessa forma você poderá trabalhar sua marca a partir das expectativas e opiniões do seu público-alvo.

A forma como você interage com seus clientes é o espelho da sua empresa. Este elo é construído através do email marketing, que mostrará como sua marca será vista e lembrada pelas pessoas.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+


]]>
Tue, 16 Feb 16 08:30:00 -0200 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1920/ux-design-para-email-marketing-experiencia-do-usuario-e-a-chave-do-sucesso.html
<![CDATA[Feedback loops: Como melhorar a entregabilidade do email marketing]]> http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1955/feedback-loops-como-melhorar-a-entregabilidade-do-email-marketing.html Você sabia que reclamações podem qualificar sua campanha de e-mail marketing?

Você já ouviu falar em Feedback Loop? Sabe qual o significado do termo e para que serve? O recurso está diretamente atrelado às reclamações dos usuários sobre o seu email marketing e pode ser valioso para qualificar o conteúdo que você envia. Esta é a missão desse post. Vamos lá!

Entenda como o Feedback Loop afeta seu e-mail

O Feedback Loop é um recurso criado pela Return Path, empresa focada em ‘email intelligence’, e consiste em um sistema de alertas via email com o intuito de informar quando um usuário marca uma mensagem como lixo eletrônico ou spam. Reclamações de spam sobre suas campanhas de email marketing têm um enorme impacto sobre sua reputação como remetente, por isso não seria útil saber quem está relatando seu e-mail como spam?


O recurso funciona como uma ferramenta para os servidores monitorarem o abuso em suas redes. Eles também estão disponíveis para os remetentes que gostariam de usar as informações para executar uma higienização em suas listas de clientes e obter insights sobre o que pode estar afetando negativamente sua estratégia de email marketing.

Conheça os provedores que utilizam o recurso

A opção de criar feedback loops é amplamente disseminada por diversos provedores de e-mail. Veja a seguir a lista de alguns nomes que contam com a funcionalidade:



Vale ressaltar que o Gmail não integra a lista, mas conta com um mecanismo automático para cancelamento de cadastro. Isso porque o provedor do Google oferece ao usuário a opção de cancelar o cadastro quando uma mensagem é marcada como spam, embora tenha sido adicionada anteriormente à lista de remetentes confiáveis. Ao confirmar, o próprio Gmail encaminha um e-mail para o remetente solicitando o cancelamento do cadastro do usuário. O processo é semelhante ao Feedback Loop, mas, para funcionar, o remetente precisa estar na lista dos endereços confiáveis.

Como as reclamações podem ajudar seu e-mail

Ninguém gosta de receber críticas negativas, muito menos reclamações. No entanto, nem sempre isso é algo ruim. As queixas podem ajudar sua empresa a qualificar suas campanhas de e-mail marketing ao identificar as reais condições das listas de contatos, conteúdo, frequência e regularidade dos clientes.


  • Lista: pode indicar problemas se você tem duas listas distintas recebendo conteúdo similar e com a mesma frequência.

  • Conteúdo: pode indicar o mesmo que o item anterior, por isso vale destacar que relevância é ainda mais imprescindível neste caso.

  • Frequência: pode indicar expectativa para quem recebe os e-mails, por isso nem mais, nem menos envios, apenas o que foi combinado no momento do opt-in.

Como você pode tirar proveito em suas campanhas

O primeiro passo para usufruir dos benefícios do feedback loop começa com seu cadastro. É importante destacar que independente de qual seja o seu provedor, é grátis.

Na lista acima, estão os links com seus respectivos provedores, direcionando para o formulário de inscrição. Cada um pedirá informações distintas, que podem variar entre domínio, endereço de IP dos envios, seus dados para contato e o e-mail cadastrado para receber as mensagens de retorno. Alguns podem ir além, solicitando autenticação do DKIM.

O e-mail de retorno é uma cópia da mensagem com a reclamação do usuário, que pode ser utilizado pelo remetente para coletar quaisquer informações dali. O formato mais popular para isso é o Formato de Reporte de Abuso (Abuse Reporting Format ou ARF).

Com o feedback loop, você pode remover estes usuários da sua base de contatos, evitando, assim impacto negativo na taxa de entregabilidade das suas campanhas de e-mail marketing e queda da sua reputação devido ao desvio dessas mensagens, se continuam a ser enviadas, para a caixa de spam. Além disso, você também pode identificar problemas de segurança de rede, ou seja, se seu IP, por algum motivo, estiver comprometido, você saberá e poderá agir para reverter o quadro. E para listar mais um benefício dos FBLs, você será capaz de coletar dados mais detalhados de campanhas que, porventura, mostraram-se ineficazes, podendo reavaliar e segmentar de uma forma melhor suas listas e distribuir os IPs para o envio.

Portanto, o recurso pode ser uma oportunidade para enriquecer suas campanhas de e-mail marketing. Por meio dele, você consegue ver como seus clientes realmente se sentem em relação ao conteúdo que recebem. E aí fica a chance para que sua empresa entenda este sentimento e os converta na hora dos envios para gerar maior engajamento com a base de contatos.


Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+


]]>
Mon, 15 Feb 16 12:02:00 -0200 http://www.emailmanager.com/br/blog/1/1955/feedback-loops-como-melhorar-a-entregabilidade-do-email-marketing.html