Natal, oportunidades e oportunismo

Publicado em 12 de dezembro de 2012

Época de Natal, época de email marketing natalino e (infelizmente) época de spam natalino. Natal é época de oportunidades, mas também de oportunismo. Todo final de ano é a mesma coisa: as empresas investem pesado nos emails comemorativos, cartões de natal ou promoções temáticas natalinas para seus funcionários e clientes. Tudo para celebrar o espírito natalino que toma conta tanto do mundo virtual quanto do mundo real nesses dias. O problema é que, inadvertidamente, muitos acabam se perdendo nas boas intenções e esquecem que mesmo em época de espírito natalino é necessário seguir as boas práticas do email marketing. 

De que adianta você se encher de espírito natalino ao enviar uma edição especial super elaborada se a mesma não é requisitada pelo seu contato? Onde estaria o espírito natalino no envio de spam? Será que vale a pena perder tantos pontos junto aos contatos em nome das festas de final de ano?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer antes de pensar em criar uma edição para uma lista que não seja 100% optin. Se quiser abranger mais do que sua lista de optin, procure se concentrar em divulgar seu espírito natalino através de outros meios legítimos, como redes sociais, e incentivando seus contatos a compartilharem as novidades que você envia, como no caso do ‘Envie para um amigo’. 

Comece já a pensar na edição de Natal, mas comece já a pensar em como fazer para que essa edição especial continue sendo especial na hora que chegar aos seus contatos. Nada funciona tão bem para fazer seu contato esquecer do espírito natalino do que receber spam em nome dele. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se quiser ampliar o debate sobre estes temas, estamos presentes nas redes sociais. Entre lá e nos diga o que achou do conteúdo!

Facebook, Twitter, Linked In, Google+